
O Governo Regional dos Açores já concluiu o pagamento das bolsas de ocupação a 1.217 jovens que terminaram, em julho, os seus projetos nos subprogramas “Ocupação em Férias” e “Jovens Ativos” do OTLJ Verão 2025, num valor global de cerca de 252 mil euros. A informação foi ontem divulgada pela Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, em nota de imprensa.
De acordo com a mesma nota, as bolsas são processadas após a conclusão dos projetos, estando a próxima fase de pagamentos destinada às iniciativas que se prolongaram até agosto.
Este ano, aproximadamente dois mil jovens tiveram candidatura aprovada ao programa, que é promovido pela Direção Regional da Juventude e que contou com mais de 760 projetos submetidos por entidades das nove ilhas do arquipélago. Do total, 86% foram direcionados para o subprograma “Ocupação em Férias”, que acolheu 93% dos jovens colocados.
Segundo a Secretaria Regional, 95% dos participantes conseguiram colocação no subprograma que tinham indicado como primeira opção no ato da candidatura, que decorreu entre 1 de março e 30 de abril. Desde 2023, mais de seis mil jovens já participaram no OTLJ, o que, no entender do executivo açoriano, confirma a relevância desta iniciativa no período de férias escolares.
O regulamento do programa foi revisto em janeiro deste ano, após sete anos sem alterações. Entre as novidades estão a criação do subprograma “Verão em Ocupação”, o aumento de 20% no valor das bolsas e o alargamento do prazo de candidaturas de um para dois meses.
No âmbito do OTLJ, os jovens recebem bolsas que variam entre três euros por hora, nos subprogramas “Ocupação em Férias” e “Jovens Ativos”, e quatro euros por hora no novo subprograma “Verão em Ocupação”, podendo o montante mensal atingir os 560 euros.
© GRA | Foto: SRJHE | PE
