A candidata da Iniciativa Liberal (IL) à Câmara Municipal de Ponta Delgada, Alexandra Cunha, defendeu esta terça-feira a construção de mais parques de estacionamento e a criação de uma rotunda junto ao Hotel Lince, como soluções para os problemas de circulação e estacionamento na Freguesia de São Pedro.

Em nota divulgada pela Iniciativa Liberal dos Açores, Alexandra Cunha explicou que as propostas visam aliviar a falta de estacionamento em São Pedro, a freguesia com maior número de habitantes no concelho, incluindo uma população flutuante significativa devido a estudantes, escolas, unidades turísticas e população prisional.
“A falta de estacionamento nesta Freguesia é um problema, que só se resolve com a construção de mais parques de estacionamento”, afirmou a candidata, acrescentando que a criação de cerca de 100 lugares na Galerias da Calheta Pêro de Teive “não resolverá o problema”.
Segundo a nota de imprensa, a candidatura Ponta Delgada Primeiro defende investimentos em “parques de estacionamento multiestruturais (tipo o parque da Rua do Castilho)” e a implementação de “sistemas de estacionamento diferenciadores para moradores e turistas”.
Além do estacionamento, a circulação rodoviária também preocupa a IL. A candidatura sugere o prolongamento da Avenida D. João III até à Avenida Dr. João Bosco Mota Amaral e a reformulação do contrato de concessão dos minibuses para alargar a rede, com passagem prevista pelo Caminho da Levada, medida considerada “bastante benéfica para São Pedro”.
Outro foco das propostas é a Rua do Laureano, com soluções técnicas como sinais luminosos para virar à esquerda na Rua das Laranjeiras, alteração do sentido de circulação do minibus e a construção de uma rotunda junto ao Hotel Lince, que a candidata considera “a melhor solução”.
A nota de imprensa da IL aborda ainda a necessidade de requalificação da Praceta Professor Doutor Almeida Pavão Júnior, atualmente privada mas com uso público, defendendo uma “partilha de responsabilidades entre a Câmara Municipal e os condóminos” para manutenção e valorização do espaço.
Alexandra Cunha referiu ainda problemas sociais em São Pedro, como toxicodependência, insegurança e pobreza, defendendo a criação de uma Rede Social de Freguesia, destinada a articular esforços entre entidades locais e tornar as intervenções sociais mais eficazes.
Sobre a Alameda Duque de Bragança, mais conhecida como Relvão, a candidata criticou a reabertura recente após cerca de dois anos de encerramento, considerando a intervenção “meramente cosmética” e pedindo uma discussão pública alargada sobre a valorização e preservação do espaço, que é historicamente relevante para a memória do liberalismo em Portugal.
© IL/A | Foto: IL/A | PE
