
A Câmara Municipal da Praia da Vitória anunciou esta segunda-feira, através de uma publicação na rede social Facebook, a realização de um ciclo de cinema nos dias 12 e 13 de setembro, no Auditório do Ramo Grande, como antecâmara da inauguração da exposição “Do Celeiro da Ilha para o Mundo – Memórias da Presença Norte-Americana na Ilha Terceira”, agendada para 18 de setembro.
Em colaboração com o Cine-Clube da Ilha Terceira, o município irá exibir duas produções emblemáticas de Hollywood dos anos 1950: “Até à Eternidade” (“From Here to Eternity”, 1953), de Fred Zinnemann, e “Alta Sociedade” (“High Society”, 1956), de Charles Walters. Ambas as sessões terão início às 20h30.
O primeiro filme, inspirado no romance de James Jones, retrata a vida numa base militar norte-americana no Havai antes do ataque a Pearl Harbor e conquistou oito Óscares, incluindo Melhor Filme. Famoso pela cena romântica entre Deborah Kerr e Burt Lancaster nas praias havaianas, conta ainda com Montgomery Clift e Frank Sinatra no elenco.
Já “Alta Sociedade” reúne Bing Crosby, Frank Sinatra e Louis Armstrong numa comédia musical que marcou o último papel de Grace Kelly antes de se tornar Princesa do Mónaco. A produção foi distinguida com dois Óscares.
Segundo a autarquia, a escolha destas obras prendeu-se com o facto de integrarem o repertório exibido na sala de cinema Azória, na Base Aérea n.º 4, pela comunidade militar norte-americana, em sessões que muitas vezes antecipavam estreias ou apresentavam filmes fora do circuito comercial português. “Estes filmes são exemplo das realizações apologéticas dos valores inerentes ao ‘sonho americano’ que circulavam pelas várias bases militares como forma de entretenimento e de elevar a moral dos seus homens”, lê-se na publicação.
A exposição que abre no dia 18 pretende aprofundar a memória histórica da presença norte-americana na Ilha Terceira, sublinhando a influência cultural e social deixada ao longo de décadas.
© GC-MPV | Imagem: GC-MPV | PE
