DESEMPREGO NOS AÇORES ATINGE VALOR MAIS BAIXO DESDE 2008

O desemprego registado nos Açores voltou a cair em julho, atingindo o número mais baixo desde novembro de 2008, com 3.968 desempregados inscritos no Centro de Qualificação e Emprego da Região. Os dados foram divulgados esta segunda-feira, 1 de setembro, pela Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, com base na informação mensal do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

De acordo com a nota de imprensa, o número de desempregados recuou 3,9% face a junho e 9,1% em comparação com julho de 2024. A descida verificada na Região foi mais acentuada do que a registada no total nacional, onde a redução não ultrapassou os 0,2% em termos mensais e os 4% em termos homólogos.

No conjunto das regiões, os Açores registaram em julho a segunda maior diminuição do desemprego face ao mês anterior, atrás do Algarve (-5,8%). Na comparação homóloga, a Região ficou apenas atrás da Madeira, que registou uma quebra de 19,4%, embora com 5.419 desempregados inscritos.

O Governo Regional sublinha que “desde novembro de 2008, altura em que se registaram 3.863 desempregados, não se verificavam números tão baixos”, destacando a consolidação da tendência de redução do desemprego iniciada em novembro de 2020, com o início da governação de coligação PSD/CDS/PPM.

A nota de imprensa recorda ainda que, em janeiro de 2021, estavam inscritos nos serviços de emprego 7.032 trabalhadores à procura de primeiro e novo emprego e 3.811 desempregados integrados em programas ocupacionais. Já em julho deste ano, 1.570 desempregados estavam abrangidos por programas de inserção socioprofissional.

No mesmo mês, foram registadas 149 ofertas de emprego, correspondentes a 183 postos de trabalho, tendo sido satisfeitas 111 dessas ofertas, o que permitiu a colocação de 130 desempregados.

© GRA | PE