
A CDU/Açores, coligação que junta o Partido Comunista Português (PCP) e o Partido Ecologista os Verdes (PEV), anunciou esta segunda-feira, através de uma publicação na rede social Facebook, o balanço final das suas candidaturas às eleições autárquicas de 12 de outubro, que abrangem 15 concelhos e 8 ilhas da Região Autónoma dos Açores. A Graciosa será a única ilha sem listas apresentadas.
Além das candidaturas à Assembleias e Câmaras Municipais, a CDU/Açores concorre em 20 freguesias distribuídas por: Horta (6), Angra do Heroísmo (9), Praia da Vitória (2), Ponta Delgada (2) e Ribeira Grande (1).
Segundo a estrutura regional do PCP (DORAA), “a dimensão regional da CDU fica assim assegurada, oferecendo alternativa de voto à maioria dos açorianos”. A publicação sublinha ainda que cerca de 62% dos candidatos são independentes, 47% são mulheres e a média etária das listas é de 51,1 anos.
A coligação destaca o “esforço de militantes e simpatizantes pelo trabalho desenvolvido, apesar das condições políticas adversas e de comportamentos antidemocráticos”. O número significativo de independentes e mulheres, muitos deles a concorrer pela primeira vez, é encarado como “fator de otimismo para esta e futuras batalhas eleitorais”.
No total, a CDU concorre em 20 freguesias e apresenta listas a 15 Assembleias Municipais, entre as quais Corvo, Santa Cruz das Flores, Horta, Madalena, Angra do Heroísmo, Praia da Vitória, Ponta Delgada, Ribeira Grande, Lagoa e Vila Franca do Campo.
Também para as Câmaras Municipais foram divulgados os cabeças de lista: Paula Decq Mota (Horta), Flamínio Costa (Madalena), António Machado (Velas), António Salgado Almeida (Calheta de São Jorge), António Fonseca (Angra do Heroísmo), Fábio Borges (Praia da Vitória), Henrique Levy (Ponta Delgada), Judite Barros (Ribeira Grande), David Valério (Nordeste) e Acácio Vicente (Lagoa).
No âmbito da pré-campanha, o coordenador regional do PCP visitará todos os concelhos onde a CDU apresenta candidaturas, participando em iniciativas locais.
© CDU/A | PE
