A freguesia dos Biscoitos, no concelho da Praia da Vitória, será palco, a 4 de setembro, do exercício BASALTO 25.3, que irá simular uma erupção do Vulcão de Santa Bárbara e testar a capacidade de resposta das autoridades e da população em cenário de crise sismovulcânica.

A Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática anunciou esta quinta-feira, em nota de imprensa, que o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) vai realizar, no próximo dia 4 de setembro, o exercício BASALTO 25.3, centrado na freguesia dos Biscoitos, concelho da Praia da Vitória. O objetivo é treinar procedimentos de evacuação em caso de erupção vulcânica, num cenário simulado de crise sismovulcânica na ilha Terceira.
O exercício será desenvolvido em estreita colaboração com a Câmara Municipal da Praia da Vitória e a Junta de Freguesia dos Biscoitos, contando ainda com a participação da população local, que terá oportunidade de ensaiar os procedimentos de retirada e receção na Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP).
À semelhança do simulacro realizado em 2024, na freguesia das Cinco Ribeiras, o BASALTO 25.3 decorrerá em modalidade LIVEX (Live Exercise), com meios e operacionais no terreno. “Pretende-se treinar os procedimentos e meios necessários à evacuação com a participação voluntária da população local, a coordenação e resposta das diversas entidades e a receção na ZCAP”, refere a nota oficial.
Para preparar o exercício, está agendada uma sessão de esclarecimento e sensibilização dirigida aos habitantes dos Biscoitos, a realizar-se no dia 1 de setembro, pelas 19h30, na Sociedade Filarmónica Progresso Biscoitense, onde serão explicados os procedimentos a adotar durante o simulacro.
Além do SRPCBA, da Câmara Municipal da Praia da Vitória e da Junta de Freguesia dos Biscoitos, o exercício contará com a colaboração de várias entidades regionais e nacionais, entre as quais a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, os Corpos de Bombeiros de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória, as Direções Regionais da Saúde, das Obras Públicas e da Educação e Administração Educativa, a Cruz Vermelha Portuguesa, a Polícia de Segurança Pública, a Guarda Nacional Republicana, a Autoridade Marítima Nacional e o Instituto de Segurança Social dos Açores.
O BASALTO 25.3 integra o ciclo de exercícios trimestrais promovidos pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, destinados a reforçar a preparação e a resiliência da região perante riscos naturais.
© GRA | Imagem: SRPCBA | PE
