JOHN BORGES: “VOLTÁMOS A VER A FONTE CORRER”

Entrevista ao Presidente da Junta de Freguesia da Fonte do Bastardo sobre o mandato 2021-2025

Neste ano de eleições autárquicas, agendadas para o próximo dia 12 de outubro, lançamos um olhar sobre o trabalho desenvolvido nas freguesias do concelho da Praia da Vitória ao longo do último quadriénio 2021-2025.

Com este objetivo, iremos apresentar entrevistas com os presidentes de Junta das 11 freguesias do concelho, utilizando o mesmo conjunto de perguntas. O propósito é promover a transparência, dar voz aos autarcas locais e proporcionar à população um balanço realista do que foi feito, dos desafios enfrentados e das aspirações para o futuro.

Ao longo desta série de entrevistas por escrito, publicadas por ordem de prontidão nas respostas, ficará disponível um retrato tão abrangente quanto possível da ação autárquica de proximidade, essencial para a qualidade de vida dos fregueses e para o desenvolvimento equilibrado de todo o nosso concelho da Praia da Vitória.


Nesta nona entrevista desta série, o presidente da Junta de Freguesia da Fonte do Bastardo, John Borges, faz um balanço positivo do mandato que agora termina, destacando que o crescimento da freguesia foi alcançado “escutando o povo, percebendo as suas necessidades e trabalhando em benefício de todos”.

Entre as principais obras realizadas, o autarca sublinha a construção do miradouro em forma de moinho – considerado o primeiro passo da freguesia na área do turismo –, a beneficiação da Canada Bica, a criação de novas fontes com os quadros da Via Sacra junto à igreja, a construção de um parque de estacionamento que facilita o acesso a serviços essenciais e a melhoria do espaço destinado às festas de verão.

Na área social, John Borges destaca o projeto “Saúde”, que permitiu dotar a freguesia de material de apoio a doentes, como camas articuladas, colchões, cadeiras de rodas e andarilhos. Realça ainda o acesso ao Serviço de Saúde na Casa do Povo, a aposta no apoio à juventude, ao desporto e à cultura, e a promoção de ações de sensibilização ambiental para reforçar a participação cívica.

O autarca revela que a Junta tem realizado uma gestão financeira “apertada e equilibrada com transparência” e adianta que o grande projeto em curso é a criação de uma Zona de Lazer, com parque infantil, merendário, grelhadores, casa de apoio e centro interpretativo. “Na freguesia da Fonte já muito foi feito, mas ainda temos mais para crescer, ainda há muito para fazer para que a fonte continue a correr”, conclui.

Quais considera serem os principais resultados e conquistas alcançados pela Junta de Freguesia ao longo deste mandato?

Ao longo deste mandato a Fonte do Bastardo cresceu muito “voltamos a ver a fonte correr”, escutando o povo, percebendo as suas necessidades e trabalhando em benefício de todos.

Quais foram as obras ou intervenções mais relevantes realizadas na freguesia entre 2021 e 2025?

A construção do Miradouro em forma de moinho, sendo o primeiro passo da Fonte do Bastardo na área do turismo; as obras de beneficiação da Canada Bica, permitindo melhor acesso e circulação dos Lavradores; as fontes com os quadros da Via Sacra que embelezou o espaço em frente à Igreja, o parque estacionamento na freguesia, que veio facilitar o acesso à Casa do Povo, ao serviço de saúde bem como o melhoramento do espaço onde se realizam as festas de verão e as duas fontes sinalizando os limites da freguesia e saudando todos quantos nos visitam.

Existem iniciativas ou projetos que se destacam por terem tido um impacto positivo duradouro na comunidade?

Sim, sem dúvida o acesso ao Serviço Saúde na Casa do Povo com a construção do parque estacionamento; o projeto Saúde que consistiu na aquisição de diverso material para os doentes tais como; camas articuladas, colchões, cadeira de rodas, andarilhos, etc.

Que dificuldades enfrentou ao longo do mandato, tanto a nível orçamental como logístico ou institucional?

Não consideramos dificuldades, mas sim desafios que fomos enfrentando e ultrapassando com esforço e dedicação sempre em prol e benefício da freguesia.

Como tem sido a relação da Junta com a Câmara Municipal da Praia da Vitória e com outras entidades públicas? Houve cooperação eficaz?

A Relação tem sido boa, cooperativa de entre ajuda tanto com a Câmara como com as outras entidades.

A Junta apostou em iniciativas nas áreas da ação social, cultura, desporto ou juventude? Pode dar exemplos concretos?

Sim, apoiando a AJFB na área do desporto, criando condições de trabalho no Pavilhão Vitalino Fagundes, apoiando a juventude na participação do Jubileu dos Jovens em Roma, apoiando a nível cultural a nossa Filarmónica, danças carnaval e grupos de cantares.

Que medidas foram implementadas para aproximar os cidadãos da Junta de Freguesia e promover a sua participação cívica?

Ações de sensibilização ambiental, despertando para o cuidar e limpeza da nossa freguesia.

A freguesia tem conseguido dar resposta às necessidades dos mais jovens, dos idosos e das famílias em situação vulnerável?

Sim, temos tido alguns projetos em parceria com a ação social nomeadamente em melhoramento habitacional conforme as necessidades de cada um.

Qual é o estado atual das finanças da Junta? Considera que a gestão orçamental foi equilibrada e sustentável?

Fizemos uma gestão “apertada” e equilibrada com transparência.

Há projetos que ficaram por realizar neste mandato e que considera prioritários para o futuro da freguesia?

Iniciamos este ano mais um grande projeto para a freguesia, a construção de uma Zona Lazer, com parque infantil, merendário, grelhadores, casa de apoio e centro interpretativo, trata se de um projeto importante porque não existia na freguesia esse espaço de lazer e convívio.

Na sua visão, quais os desafios e oportunidades que a freguesia deve vencer nos próximos quatro anos?

Na freguesia da Fonte já muito foi feito, mas ainda temos mais para crescer, ainda há muito para fazer para que “a fonte continue a correr”

Por fim, que mensagem gostaria de deixar aos fregueses no encerramento deste mandato autárquico?

Um agradecimento a todos pela oportunidade e confiança que depositaram em nós e dizer que continuamos a trabalhar sempre em benefício de todos, um bem-haja a todos!

© PE