
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, inaugurou esta terça-feira, 26 de agosto, em Santa Cruz da Graciosa, a nova ligação rodoviária entre a Estrada Regional 3-2ª e a Estrada Regional 4-2ª, batizada de “Avenida Maria Leónia Fagundes Pereira”. A obra, financiada em mais de dois milhões de euros pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), integra-se no plano estratégico de melhoria da rede viária regional. A informação foi avançada em nota de imprensa da Presidência do Governo.
Com cerca de 650 metros de extensão, a nova via inclui uma rotunda, ciclovia, passeios pedonais, iluminação pública, sinalização, muros de vedação e integração paisagística. Segundo a mesma nota, a intervenção visa aliviar o trânsito no centro da vila, aumentar a segurança rodoviária e melhorar a ligação ao Centro de Saúde da Graciosa, cujo parque de estacionamento será também ampliado.
Na cerimónia, acompanhada pela secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, e por várias entidades locais, José Manuel Bolieiro destacou a importância da obra para a população:
“Esta ligação é muito importante para garantir mais mobilidade, e melhor mobilidade, em segurança”, afirmou, sublinhando igualmente o seu potencial para “criar novas oportunidades de desenvolvimento” e apoiar futuros projetos habitacionais.
O governante açoriano frisou ainda o impacto da intervenção na valorização da ilha:
“A ilha Graciosa tem sido afirmada e projetada pelo impulso dado pelo Governo, valorizando as suas capacidades e recursos, e reforçando a qualidade de vida da sua população”, disse.
A escolha do nome da nova avenida, proposta pela Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, foi descrita por Bolieiro como um “ato de homenagem a Maria Leónia Fagundes Pereira, uma figura ilustre, que tinha um enorme orgulho na sua ilha e no seu povo, e que se dedicou sem reservas à causa pública”.
Maria Leónia Fagundes Pereira, funcionária dos CTT entre 1960 e 1982, tornou-se nesse ano a primeira mulher a presidir a uma autarquia nos Açores, ao ser eleita presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa. Exerceu dois mandatos, presidiu à Assembleia Municipal e integrou o Conselho de Administração da Gracitur, sendo recordada como pioneira e defensora da comunidade.
Estiveram presentes na inauguração o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, António Reis, o presidente da Assembleia Municipal, João Manuel Bettencourt, o diretor regional das Obras Públicas, Pedro Azevedo, e o presidente da Junta de Freguesia de Santa Cruz, Paulo Jorge Cunha.
© GRA | Foto: JF | PE
