PRESIDENTE DO PARLAMENTO AÇORIANO APELA À UNIÃO PARA PROJEÇÃO GLOBAL DO CULTO AO ESPÍRITO SANTO

O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Luís Garcia, apelou esta terça-feira à cooperação entre os Açores e a diáspora para que a tradição do Espírito Santo seja reconhecida como uma referência mundial da açorianidade.

Na abertura do I Fórum Global do Espírito Santo, que decorreu esta manhã na Casa dos Açores da Nova Inglaterra, Luís Garcia defendeu que “só através de uma ação conjunta” será possível valorizar e projetar internacionalmente esta tradição central da identidade açoriana.

“Hoje lanço o desafio para que reúnam esforços numa ação conjunta, que combine o conhecimento e a experiência dos nossos profissionais, dirigentes e governantes do setor cultural com o envolvimento ativo das nossas comunidades espalhadas pelo mundo”, afirmou o Presidente do Parlamento açoriano, citado em nota de imprensa divulgada pela Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA).

O responsável recordou ainda as duas candidaturas já apresentadas, sem sucesso, para que as festas do Espírito Santo fossem reconhecidas como Património Cultural Imaterial pela UNESCO. Reconhecendo “a exigência e a complexidade do processo”, sublinhou que este historial reforça a urgência de “cooperação entre todos — Açores, diáspora, instituições e autoridades — para projetar globalmente esta tradição açoriana”.

Segundo Luís Garcia, o fórum, que reúne representantes dos Açores, Estados Unidos, Canadá e Brasil, deve ser entendido como um momento de mobilização coletiva. “Permite estarmos realmente juntos para refletir sobre aquilo que nos une e que nos define: o culto ao Divino Espírito Santo”, destacou, considerando que o encontro é “um bom instrumento” para aprofundar a tradição, documentar práticas e envolver especialistas, associações e comunidades emigrantes numa partilha global que valorize esta herança comum.

© ALRAA | Foto: ALRAA | PE