PRESIDENTE DO PARLAMENTO AÇORIANO DEFENDE REPRESENTAÇÃO POLÍTICA DA DIÁSPORA

O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, defendeu este domingo, em Fall River (EUA), a criação de mecanismos que assegurem a representatividade política da diáspora açoriana no Parlamento Regional, à semelhança do que já acontece a nível nacional. A posição foi divulgada hoje, 25 de agosto de 2025, em nota de imprensa da ALRAA.

“Se o país já garante aos emigrantes esse direito a nível nacional, também nós, na Região, devemos garantir que a distância física não é um obstáculo à cidadania”, afirmou Luís Garcia, durante um encontro promovido pelo Portuguese American Leadership Council of the United States (PALCUS). A sessão contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Fall River, do Cônsul de Portugal em New Bedford e de outros representantes políticos locais e estaduais.

O Presidente do Parlamento açoriano sublinhou que esta medida seria “um sinal de respeito e de justiça para com todos os açorianos que vivem além-fronteiras”, defendendo que a forte ligação mantida pelos emigrantes às suas origens deve ser reconhecida também no plano político.

Outro dos pontos destacados foi a necessidade de reforçar a ligação entre os Açores e a diáspora jovem. Luís Garcia defendeu a implementação de “estratégias e iniciativas concretas” que promovam a aproximação dos luso-descendentes à Região, nomeadamente através de programas de intercâmbio cultural e académico. “Os Açores de hoje são muito diferentes daqueles que viram partir tantos dos nossos. Hoje somos uma terra de oportunidades. E é este novo rosto que temos de dar a conhecer às novas gerações de açor-descendentes”, afirmou.

Na mesma ocasião, o Presidente da ALRAA destacou ainda o papel da PALCUS na construção de pontes entre os Açores e os Estados Unidos, reforçando laços institucionais, comunitários e cidadãos dos dois lados do Atlântico.

© ALRAA | Foto: ALRAA | PE