JS/AÇORES CRITICA ATRASO NO PAGAMENTO DO PRÉMIO SALARIAL DE VALORIZAÇÃO DAS QUALIFICAÇÕES

A Juventude Socialista dos Açores (JS/Açores) manifestou preocupação com o atraso no pagamento do Prémio Salarial de Valorização das Qualificações, uma medida criada em 2023 pelo Governo da República, então liderado pelo Partido Socialista, para reconhecer e apoiar jovens que concluíram estudos superiores e ingressaram no mercado de trabalho. A posição foi divulgada em nota de imprensa ontem, 22 de agosto de 2025.

O apoio corresponde a 697,46 euros anuais para licenciados e 1.500 euros anuais para mestres, valores que, segundo a estrutura socialista, assumem grande importância no início da vida profissional. No entanto, o subsídio deveria ter sido pago até ao final de julho e continua, segundo a JS/Açores, por ser transferido a milhares de jovens.

O presidente da JS/Açores, Russell Sousa, sublinha que “este prémio não é apenas um valor monetário. É um reconhecimento do esforço de cada jovem que apostou na sua formação, que investiu anos da sua vida nos estudos e que agora precisa deste apoio para dar os primeiros passos numa vida independente. O atraso no pagamento é inaceitável e tem impacto direto na vida de muitos açorianos”.

O dirigente socialista acrescenta que se trata de montantes que “podem fazer a diferença na instalação de um jovem fora da casa dos pais, no pagamento de despesas de transporte, ou até em pequenos investimentos que permitem iniciar uma carreira”, considerando, por isso, que este atraso “não pode ser relativizado nem ignorado”.

Na mesma nota de imprensa, a JS/Açores critica ainda o silêncio das restantes juventudes partidárias da Região, em particular da JSD/Açores, face a uma questão que considera “sensível e cara para a juventude açoriana”. “É incompreensível que outras juventudes, que afirmam colocar os jovens em primeiro lugar, se mantenham em silêncio perante um atraso que afeta diretamente a vida de tantos. É nos momentos de dificuldade que se vê quem realmente está disponível para defender a juventude”, afirmou Russell Sousa.

A estrutura juvenil socialista apela ao Governo da República para que clarifique os motivos do atraso e apresente rapidamente um calendário para a regularização dos pagamentos. “Mais do que um apoio financeiro, este prémio é um símbolo de valorização da juventude e do investimento na sua qualificação. Confiamos que este compromisso será cumprido e que, muito em breve, os jovens açorianos e portugueses verão reconhecido o seu esforço”, concluiu o presidente da JS/Açores.

© PS/A | PS/A | PE