BLUE AZORES INTEGRA GRUPO DE TRABALHO DA ONU SOBRE OCEANOS NA COP30

O Programa Blue Azores foi convidado a integrar o grupo de trabalho dedicado à preservação e restauração dos oceanos e ecossistemas costeiros, no âmbito da Agenda de Ação da 30.ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que decorrerá entre 10 e 21 de novembro de 2025, em Belém, Brasil. A informação foi divulgada esta sexta-feira, 22 de agosto, em nota de imprensa do departamento de Comunicação da iniciativa.

O grupo de trabalho, um dos seis eixos temáticos da Agenda de Ação, tem como missão consolidar e acelerar soluções ambientais focadas nos ecossistemas marinhos e costeiros, a apresentar durante a conferência.

Para Adriano Quintela, representante do Blue Azores neste fórum internacional, a participação na COP30 “coloca os Açores e Portugal no centro das discussões estratégicas que definirão o futuro das políticas ambientais a nível mundial”. O especialista em ordenamento do espaço marítimo acrescentou que a integração neste processo “confirma que a experiência e os resultados obtidos nos Açores são relevantes para inspirar e influenciar soluções à escala global”.

De acordo com o comunicado, o Blue Azores contribuirá com conhecimento técnico, experiência prática e evidência científica resultante da implementação de áreas marinhas protegidas de grande escala, assentes na ciência, na participação comunitária e numa governação partilhada. Quintela destacou ainda que o programa pretende apresentar soluções nos domínios da Conservação Marinha e do Planeamento e Gestão Sustentável do Oceano.

“Vamos demonstrar como soluções baseadas na natureza, como a proteção e gestão sustentável dos ecossistemas marinhos, podem simultaneamente reduzir emissões, capturar carbono e reforçar a resiliência dos ecossistemas e das economias costeiras”, afirmou.

O representante sublinhou também o objetivo principal do Blue Azores na conferência: “garantir que a proteção marinha deixa de ser um tema periférico e passa a estar integrada de forma ambiciosa, mensurável e vinculativa nas estratégias globais de ação climática. Ao levar a experiência dos Açores para a COP30, levamos também uma mensagem inequívoca — proteger o oceano é proteger o futuro do planeta”.

A COP30 reunirá líderes políticos, cientistas, organizações internacionais, empresas e sociedade civil de mais de 190 países, sendo considerada um dos principais eventos globais sobre mudanças climáticas.

© Blue Azores | Foto: Blue Azores | PE