TOMÁS MELO LIDERA CANDIDATURA DO BLOCO DE ESQUERDA À CÂMARA DA HORTA

O arquiteto e ativista cultural Tomás Melo é o cabeça de lista do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara Municipal da Horta nas eleições autárquicas, numa candidatura que integra 80% de independentes e que pretende afirmar uma visão comunitária para uma cidade “mais inclusiva, sustentável e participada”.

O Bloco de Esquerda dos Açores apresentou, esta segunda-feira, 18 de agosto, as suas listas à Câmara Municipal da Horta, tendo anunciado o arquiteto Tomás Melo como candidato à presidência da autarquia. De acordo com o comunicado de imprensa divulgado pelo BE/Açores, a lista é composta por 80% de independentes e pretende “mostrar que o Faial pode liderar pelo exemplo nos Açores, criando uma Horta que respira, que se move, que cria e que cuida das suas pessoas”.

Tomás Melo, vencedor de dois orçamentos participativos na ilha do Faial, destacou-se pela apresentação e concretização de propostas ligadas à mobilidade urbana e à valorização do espaço público. Segundo o BE/Açores, a experiência do candidato estende-se também à área cultural, tendo dinamizado esculturas, murais e iniciativas que reforçam a identidade urbana e a ligação entre cidadania e cultura.

No plano político, a candidatura coloca a habitação como prioridade, apontando a reabilitação de edifícios devolutos e a construção de habitação pública e cooperativa como medidas centrais para responder às dificuldades sentidas por jovens e famílias faialenses.

O percurso de Tomás Melo é igualmente marcado pelo associativismo cultural. É co-criador e diretor artístico do Festival Maravilha, além de ter colaborado em projetos de dimensão regional e nacional, como o Festival Andanças, o MUMA, o Festival GIRO e os Encontros pela Terra. Foi também co-diretor do jornal Fazendo e mantém colaboração regular no Tribuna das Ilhas, onde assina a coluna “Horta, Cidade Aberta”.

Segundo o BE/Açores, a lista agora apresentada reflete um espírito de cooperação e de ligação ao espaço público, assente numa perspetiva de futuro para o Faial. Para além da candidatura à Câmara Municipal, o partido concorre ainda às juntas de freguesia de Matriz e Angústias, sendo Aurora Ribeiro a candidata à presidência da Assembleia Municipal da Horta.

© BE/A | Foto: BE/A | PE