
Há quatro anos atrás, presenciei, presenciaram outros mais, as famosas procissões da campanha eleitoral, com adeptos no tempo, vindos dos mais variados quadrantes! Para ser mais claro, posso dizer que vinham na defesa do Partido Socialista ou PSD, ex-membros do CDS e até, não do CHEGA, porque esse na altura nem existia…
Mais tarde acabei percebendo, porque surgiam um bocado encolhidos… Pois se sacrificavam na defesa do emprego para os filhos e respectivos familiares…
Aproximam-se de novo e, a passos largos, as próximas eleições autárquicas e, já começamos a ter algumas surpresas com a configuração de algumas listas! Quando se ouve dizer, que alguém decide apoiar determinado partido, porque foi aquele que lhe botou a mão quando estava com dificuldades, é deveras preocupante! Um país ou região, no nosso caso concreto, que resolve os problemas de ordem financeira de cada um, através dos partidos, vai na verdade muito mal! Que raio de política é esta, ou ideologia desta gente? Onde está a integridade moral, o esforço para o mérito próprio, o espírito de labor e de independência do sistema?
Não podem mais continuar, os funcionários das Câmaras Municipais, com anos e anos de serviço, dedicação e experiência, a serem ultrapassados nas suas carreiras, por aquele ou aquela que chega de paraquedas, lançada pelo amigo, ou pelo sistema, palavra essa que já me canso de citar…
Não podem os funcionários, agora falo dos novos também, ficar dias ou meses a perder o sono, na ânsia de saber quem ganha as eleições! Assim como também não podem, nem devem ficar aguardando a oportunidade de emprego, mediante a vitória do A ou do B…
Tem de haver justiça social, tem de haver liberdade de escolha e desapego das amarras dos partidos, que por vezes longe do nosso quotidiano, nos dominam como se fôssemos ovelhas de um rebanho…
No momento chovem promessas, algumas de há quatro anos atrás… outras inconsequentes, assim como apelos ao trabalho, porque desta vez é mesmo a sério…
Hilariante, é quando aparecem com o tal ambicionado projeto, que o opositor já apresentou na semana anterior! Os poetas costumam apelidar de plágio…
Falta pouco mais de dois meses para que possamos decidir o que queremos para a nossa Praia, para o nosso Concelho! Pensem pelas vossas cabeças e não se deixem iludir, pelas palavras mansas e cordiais, daqueles a quem lhes foi dada a oportunidade, mas acabaram desiludindo!
Pela Praia, eu irei votar em consciência, mesmo sabendo que já estou na lista dos “excomungados” pelo sistema…
Fernando Mendonça
