GOVERNO DOS AÇORES PEDE MAIS NAVIOS PARA REFORÇAR ABASTECIMENTO INTERILHAS

A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, apelou esta quinta-feira aos armadores para aumentarem, “o mais rapidamente possível”, o número de navios de transporte de carga entre as ilhas açorianas, face aos constrangimentos registados no abastecimento.

De acordo com nota de imprensa divulgada esta quinta-feira, 14 de agosto, pela Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, o Governo dos Açores reconhece que as alterações nos itinerários e o aumento substancial da carga transportada têm provocado transtornos a empresas e particulares em várias ilhas.

“Estamos a envidar esforços junto dos armadores para que estes aumentem o número de navios de transporte de carga para as ilhas açorianas”, afirmou Berta Cabral, sublinhando que, só no mês de agosto, já se registaram sete alterações de itinerário. A governante alertou que esta situação “tem vindo a complicar a gestão da carga por parte dos empresários” e que “é cada vez mais percetível que não existe capacidade instalada para transporte de todas as mercadorias para a Região, principalmente nos meses de verão”.

Segundo dados referidos na nota de imprensa, nos últimos anos verificou-se um crescimento médio de 10% na carga movimentada nos portos regionais, tanto em operações de carga como de descarga. Este aumento da procura, associado às alterações de rota, tem colocado pressão acrescida sobre a capacidade logística do transporte marítimo interilhas.

Apesar das dificuldades, a Secretária Regional garantiu que “não houve qualquer cancelamento de navios para nenhuma ilha”, assegurando que o executivo regional está empenhado em encontrar soluções rápidas para minimizar os constrangimentos.

Berta Cabral reafirmou que o Governo dos Açores continuará a acompanhar de perto a situação, mantendo o diálogo com os armadores e procurando ajustar a oferta de transporte marítimo às necessidades crescentes da população e do setor empresarial.

© GRA | PE