BE/AÇORES EXIGE RESPOSTAS SOBRE DEGRADAÇÃO DE HABITAÇÕES NAS QUINTAS DO MAR, EM RABO DE PEIXE

O Bloco de Esquerda dos Açores questionou esta quarta-feira o Governo Regional sobre as queixas de moradores das Quintas do Mar, em Rabo de Peixe, denunciando problemas de abastecimento de água, falta de manutenção e degradação de infraestruturas sob responsabilidade da Direção Regional da Habitação.

A Representação Parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) dos Açores enviou esta quarta-feira um requerimento ao Governo Regional para esclarecer a situação dos apartamentos das Quintas do Mar, na vila de Rabo de Peixe, cuja gestão está sob a alçada da Direção Regional da Habitação (DRH).

O pedido surge na sequência de uma notícia publicada a 8 de agosto pelo Diário da Lagoa, que dava conta de múltiplas queixas de moradores, incluindo uma avaria na bomba de água desde dezembro de 2023, responsável por falhas recorrentes no abastecimento. Os residentes denunciaram ainda canalizações degradadas, portas de acesso às áreas comuns com vidros partidos e a falta de manutenção do parque infantil, que permanece inoperacional.

Segundo relatos citados no comunicado de imprensa do BE/Açores, a DRH terá prometido a aquisição de uma nova bomba de água — cujo custo foi mesmo faturado a inquilinos fora da sua gestão —, mas “até hoje, a bomba nova não chegou”. A solução encontrada passou pela reparação do equipamento existente, mas esta “revelou-se infrutífera”, levando ao seu desligamento e à persistência das falhas no fornecimento.

Para o coordenador regional do BE, António Lima, a situação “é inadmissível” e “arrasta-se há demasiado tempo”, sendo urgente garantir “condições dignas de habitabilidade” aos moradores. “O governo não se pode demitir das suas responsabilidades na manutenção destes apartamentos”, afirmou.

O BE quer saber quando será resolvido o problema e que medidas serão tomadas para assegurar a requalificação e manutenção das habitações, lembrando que a gestão pública destes imóveis implica o cumprimento de padrões mínimos de qualidade e segurança.

© BE/A | PE