O médico pneumologista Carlos José Pavão de Matos, natural de Ponta Delgada e diretor do Serviço de Pneumologia do Hospital de Ponta Delgada desde 2021, faleceu aos 66 anos, informou esta segunda-feira a Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social.
A Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social manifestou, através de uma nota de pesar divulgada esta segunda-feira, 11 de agosto, o seu “mais sincero pesar” pelo falecimento do médico pneumologista Carlos José Pavão de Matos, sublinhando que continuará a ser “uma referência para os seus pares que o recordarão com estima”.
Natural de Ponta Delgada, Carlos Pavão de Matos iniciou o Internato Geral no Hospital de Ponta Delgada a 1 de fevereiro de 1984 e ingressou no Internato Complementar de Pneumologia a 19 de junho de 1987. Foi nomeado Assistente Eventual de Pneumologia a 25 de janeiro de 1992 e, em 1 de março de 1993, passou a ocupar o cargo de Assistente Hospitalar, após concurso.
A sua carreira viria a consolidar-se com a promoção a Assistente Graduado de Pneumologia, a 20 de maio de 1999, e mais tarde, a 30 de setembro de 2016, a Assistente Graduado Sénior. Desde 2 de junho de 2021, exercia funções como diretor do Serviço de Pneumologia, cargo que manteve até à data do falecimento.
Paralelamente, desempenhou funções em órgãos técnicos e de coordenação, tendo sido membro da Comissão de Antibióticos a partir de 18 de dezembro de 2013 e do Grupo de Coordenação Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (PPCIRA) desde 6 de novembro de 2014.
Na nota de pesar, a Secretaria Regional endereçou “as mais profundas condolências” à família e aos amigos do médico.
© GRA | PE
