O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, recebeu domingo, 10 de agosto, o galardão “Cidadania e Mérito” da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada (AHBVPD), em reconhecimento pela coragem e decisões que, segundo a instituição, contribuíram para a valorização da carreira e das condições de trabalho dos bombeiros açorianos.

De acordo com a nota de imprensa enviada pela Presidência do Governo Regional dos Açores, a distinção foi entregue durante a cerimónia comemorativa do 146.º aniversário da AHBVPD, no Quartel de São Gonçalo, em Ponta Delgada. O Presidente da Direção da associação, João Paulo Medeiros, sublinhou que o prémio reconhece “um homem da proteção civil, próximo das comunidades e populações”, com “visão estratégica” e “capacidade de avançar no tempo” no setor da Proteção Civil e Bombeiros nos Açores.
Recordando que, em novembro de 2020, “os bombeiros estavam cansados de esperar pela valorização das suas carreiras” e pela melhoria dos meios, João Paulo Medeiros destacou que a cooperação com o Governo Regional começou “logo pela aquisição de autotanques e pela revisão da Portaria das Condições de Trabalho”.
Na cerimónia, foram também distinguidos o Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática, Alonso Miguel, e o Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, Rui Andrade.
Bolieiro agradeceu a “cortesia” da AHBVPD e reafirmou o compromisso com “um percurso progressivo de reformas na Proteção Civil”, salientando medidas como o novo modelo de financiamento das associações de bombeiros, que aumentou a disponibilidade orçamental, e a valorização salarial ocorrida em 2024, que acrescentou 102 euros à remuneração dos profissionais. O governante defendeu ainda a partilha da responsabilidade financeira entre Governo, municípios e cidadãos.
Entre os avanços referidos estiveram também a comparticipação das despesas em Ateliês de Tempos Livres para familiares de bombeiros, a bonificação de tempo de serviço para reforma e o investimento de cerca de 4 milhões de euros na aquisição de novas viaturas e equipamentos de proteção individual.
O Presidente do Governo apelou à adesão de novos sócios à AHBVPD, lembrando que a atividade da corporação “reverte aos próprios cidadãos”, e deixou um “reconhecimento operacional” pelo trabalho realizado no incêndio do Hospital do Divino Espírito Santo.
Bolieiro felicitou ainda a reativação da Escola de Infantes e Cadetes da associação, valorizando a importância de promover a cultura de proteção civil desde a infância. A sessão contou com representantes de forças militares, de segurança, sindicais e autárquicos, incluindo o Presidente da Federação dos Bombeiros dos Açores, José Braia Ferreira, o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Lagoa, Nelson Santos, e o Vereador da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Sérgio Resendes.
© GRA | Foto: JF | PE
