Entrevista ao Presidente da Junta dos Biscoitos sobre o mandato 2021–2025.

Neste ano de eleições autárquicas, agendadas para o próximo dia 12 de outubro, lançamos um olhar sobre o trabalho desenvolvido nas freguesias do concelho da Praia da Vitória ao longo do último quadriénio 2021-2025.
Com este objetivo, iremos apresentar entrevistas com os presidentes de Junta das 11 freguesias do concelho, utilizando o mesmo conjunto de perguntas. O propósito é promover a transparência, dar voz aos autarcas locais e proporcionar à população um balanço realista do que foi feito, dos desafios enfrentados e das aspirações para o futuro.
Ao longo desta série de entrevistas por escrito, publicadas por ordem de prontidão nas respostas, ficará disponível um retrato tão abrangente quanto possível da ação autárquica de proximidade, essencial para a qualidade de vida dos fregueses e para o desenvolvimento equilibrado de todo o nosso concelho da Praia da Vitória.
Nesta 6.ª entrevista desta série, Luís Vieira, presidente da Junta de Freguesia dos Biscoitos, faz um balanço do seu mandato, marcado pela execução de projetos estruturantes, proximidade com a população e uma gestão orçamental equilibrada. Ao longo dos últimos anos, o executivo concretizou intervenções fundamentais, como o asfaltamento e betonagem de acessos agrícolas, instalação de redes de água e melhorias em caminhos florestais, sempre com o objetivo de reforçar as infraestruturas da freguesia e responder às necessidades da população.
Entre as obras mais relevantes, destaca-se a intervenção em vias camarárias e regionais para aumentar a segurança rodoviária, a limpeza de linhas de água e a criação de novos espaços de lazer. Um dos projetos com impacto duradouro foi a construção de um armazém de apoio às atividades da Junta e das instituições locais. Foram também adquiridos equipamentos de manutenção mais sustentáveis e instaladas novas estruturas nos espaços públicos, como equipamentos no parque infantil e bio saudável junto às piscinas naturais.
A ação social, cultural e juvenil teve igualmente um lugar de destaque. Luís Vieira sublinha o apoio prestado aos idosos, através de parcerias com o Lar D. Pedro V e a Casa do Povo, bem como o incentivo à participação juvenil com o programa OTL Jovem. Na vertente cultural, a Semana Cultural dos Biscoitos consolidou-se como um evento marcante, mobilizando a comunidade e promovendo a identidade local.
Apesar das dificuldades logísticas e financeiras comuns às freguesias, a Junta dos Biscoitos beneficiou do reforço de competências e verbas, o que permitiu executar os projetos a que se propôs. Com os olhos postos no futuro, Luís Vieira reconhece os desafios que se avizinham, como a necessidade de expansão habitacional e revisão do PDM, mas garante estar motivado para continuar a servir com empenho, mantendo a freguesia num rumo de crescimento sustentável e coeso.
Quais considera serem os principais resultados e conquistas alcançados pela Junta de Freguesia ao longo deste mandato?
Ao longo deste mandato este Executivo concretizou um conjunto de iniciativas de encontro com o seu manifesto. Dou grande destaque ao asfaltamento de mais de dois quilómetros de caminho florestal, betonagem de 750 metros com betão pigmentado, para melhoramento do acesso a vinhas e adegas, instalação de rede de água no caminho Canto do Feno e caminho Vinhas do Mar, entre outras intervenções de menor impacto, mas que também fortaleceram infraestruturas já existentes para o bom funcionamento de várias vertentes da freguesia.
“Dou grande destaque ao asfaltamento de mais de dois quilómetros de caminho florestal.”
Quais foram as obras ou intervenções mais relevantes realizadas na freguesia entre 2021 e 2025?
Durante este mandato, várias obras foram realizadas por forma a melhorarmos diretamente a vida dos Biscoitenses e de quem nos visita, entre elas destaco a intervenção em alguns caminhos camarários e regionais, aumentando assim a segurança na circulação destas vias, com a aplicação de nova sinalização horizontal, alargamento de alguns pontos críticos, embora existam ainda pontos a intervir. Outra ação fundamental, foi a manutenção de zonas de linha de águas, mantendo-as limpas e em alguns casos foram efetuadas pequenas desobstruções. Com o apoio dos nossos colabores, damos grande importância á manutenção dos nossos espaços públicos, tanto em limpeza como em criar novos pontos de lazer.
“Outra ação fundamental, foi a manutenção de zonas de linha de águas, mantendo-as limpas e em alguns casos foram efetuadas pequenas desobstruções.”
Existem iniciativas ou projetos que se destacam por terem tido um impacto positivo duradouro na comunidade?
Sem dúvida, destacando a construção de um armazém, atualmente em fase final de construção, com o principal objetivo de apoio às atividades da Junta de Freguesia e a algumas instituições que já identificaram essa necessidade. Destaco também, com o apoio da Grater, foi possível aumentar os nossos recursos de apoio aos nossos Recursos Humanos, munindo-os com equipamentos de manutenção a bateria, novos equipamentos disponíveis no Parque Infantil e Bio Saudável, junto às Piscinas Naturais desta Freguesia, criação de nova zona de lazer, aumentando o bem-estar e o lazer dos utilizadores. Também foi possível a aquisição de três infraestruturas amovíveis, para apoio cultural das nossas instituições.
“A construção de um armazém com o principal objetivo de apoio às atividades da Junta de Freguesia e a algumas instituições que já identificaram essa necessidade.”
Que dificuldades enfrentou ao longo do mandato, tanto a nível orçamental como logístico ou institucional?
Durante este mandato, foi possível ter uma relação institucional positiva com as diversas entidades, tanto a nível Governamental, como Camarárias, permitindo assim a realização de alguns projetos, salientando o aumento da delegação de competências da Camara Municipal da Praia, que nos permitiu alguma independência financeira para a realização de algumas intervenções realizadas diretamente pela Junta. Por outro lado, tivemos apoio monetário da Direção Regional do Poder Local, em que nos foi possível com a apresentação alguns projetos ou manutenções na nossa freguesia.
“Durante este mandato, foi possível ter uma relação institucional positiva com as diversas entidades.”
Como tem sido a relação da Junta com a Câmara Municipal da Praia da Vitória e com outras entidades públicas? Houve cooperação eficaz?
Como já dito na pergunta anterior, temos grande aproximação junto da Camara Municipal e com as diversas Secretarias do Governo Regional. Destaco aqui a preocupação ambiental e alterações climáticas, em que com a colaboração desta Secretaria, com o projeto Eco Freguesias, é possível melhorar a manutenção das nossas linhas de água, zona litoral da freguesia e recolha de resíduos deixados ao abandono em pontos identificados.
“Destaco aqui a preocupação ambiental e alterações climáticas.”
A Junta apostou em iniciativas nas áreas da ação social, cultura, desporto ou juventude? Pode dar exemplos concretos?
Este Executivo manteve uma colaboração estreita e constante com os clubes e instituições locais, reforçando e apoiando as suas iniciativas e atividade recorrentes. No Centro Recreativo e Cultural temos muitas atividades, destacando a parceria com o Lar D. Pedro V, no projeto Viver Contra o Tempo, que vai ao encontro do Bem-estar dos nossos Idosos. Nesta vertente, pode-se destacar também o bom funcionamento do apoio ao idoso, desenvolvido pela Casa do Povo dos Biscoitos, oferecendo a rápida resposta ao domicílio das diversas necessidades desta faixa etária e também mantendo o Centro de Convívio.
Na vertente cultural, dou destaque á continuação da Semana Cultural dos Biscoitos, festa e atividades que se tem vindo a afirmar como um evento de grande impacto na ilha.
Todos os anos damos grande importância em mantermos os nossos jovens ocupados durante parte das férias escolares, oferecendo vagas no programa OTL Jovem.
“Este Executivo manteve uma colaboração estreita e constante com os clubes e instituições locais.”

Que medidas foram implementadas para aproximar os cidadãos da Junta de Freguesia e promover a sua participação cívica?
Dou grande importância ao contato próximo da população, facilitando assim rápida resposta às solicitações da população, que se enquadrem nas nossas responsabilidades.
“Dou grande importância ao contato próximo da população.”
A freguesia tem conseguido dar resposta às necessidades dos mais jovens, dos idosos e das famílias em situação vulnerável?
Sim. Tentamos dar resposta a todas as faixas etárias, dando grande importância aos mais vulneráveis. Sabemos e estou ciente que podemos fazer e criar melhores condições de apoio e acompanhamento, mas mesmo assim temos colaborado nos projetos de algumas intervenções através da Habitação Degradada. O nosso objetivo é ir ao encontro da criação de melhores condições para todos, em que por vezes passamos apenas como intermediários para o acesso a outras entidades responsáveis.
“Tentamos dar resposta a todas as faixas etárias, dando grande importância aos mais vulneráveis.”
Qual é o estado atual das finanças da Junta? Considera que a gestão orçamental foi equilibrada e sustentável?
Neste segundo mandato, confesso que com o reforço do FFF (Fundo de Financiamento das Freguesias) e aumento da Delegação de Competências da Camara Municipal, tivemos capacidade de resposta para os investimentos prioritários da nossa competência para a freguesia. Houve sem dúvida a preocupação de uma gestão cuidada para que as finanças da Junta fossem equilibradas e de forma sustentável.
“Houve sem dúvida a preocupação de uma gestão cuidada para que as finanças da Junta fossem equilibradas.”
Há projetos que ficaram por realizar neste mandato e que considera prioritários para o futuro da freguesia?
Sem dúvida, mas ultrapassam-nos.
Posso afirmar que os projetos apresentados para este mandato da responsabilidade do Executivo da Junta de Freguesia foram realizados. Temos um manifesto bastante exigente, por isso quero dar a continuidade dos mesmos e abraçando novos projetos que dignifiquem a nossa freguesia.

“Posso afirmar que os projetos apresentados para este mandato da responsabilidade do Executivo da Junta de Freguesia foram realizados.”
Na sua visão, quais os desafios e oportunidades que a freguesia deve vencer nos próximos quatro anos?
Na minha opinião, nos próximos anos todos nós enfrentaremos importantes desafios, dificuldades, mas acredito que também vão existir boas oportunidades.
Lembro aqui que nos Censos de 2021 os Biscoitos foram das poucas freguesias que aumentaram a sua população. Por esse facto, já reivindicamos novos arruamentos para expandirmos a nossa freguesia, criando novos fogos habitacionais para quem queira cá viver. Esta vertente e outras oportunidades de investimento na nossa freguesia só serão possíveis com a revisão do PDM (Plano Diretor Municipal), que contamos para um futuro próximo.
“Nos Censos de 2021 os Biscoitos foram das poucas freguesias que aumentaram a sua população.”
Por fim, que mensagem gostaria de deixar aos fregueses dos Biscoitos no final deste mandato autárquico?
No final deste mandato gostaria de agradecer a todos os Biscoitenses pela confiança depositada neste Executivo. Tudo o que foi feito, foi com um único objetivo – Melhorar a Qualidade de Vida – de todos nós.
Muito foi feito, mas tenho a noção que muito falta fazer, por isso sinto motivação em continuar a concretizar e desenvolver novos projetos, parcerias e desafios, sempre com o objetivo de tornar os Biscoitos uma freguesia com perspetivas de ser Vila, mas ainda com metas por atingir.
Estarei disponível, com a mesma proximidade, empenho em servir a freguesia. Afirmo e reforço! Os Biscoitos têm futuro, juntos continuamos…
“Os Biscoitos têm futuro, juntos continuamos…”
© PE
