GOVERNO REGIONAL ENTREGA NOVAS AMBULÂNCIAS AOS BOMBEIROS DE SÃO ROQUE DO PICO E DA CALHETA

O Governo dos Açores entregou esta quarta-feira duas novas ambulâncias de socorro aos corpos de bombeiros de São Roque do Pico e da Calheta, reforçando os meios de emergência médica pré-hospitalar nestes dois concelhos, anunciou hoje a Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática.

A Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática informou esta quinta-feira, 7 de agosto, através de nota de imprensa, que foram entregues duas novas ambulâncias de socorro às Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de São Roque do Pico e da Calheta, na ilha de São Jorge. A cerimónia de entrega decorreu na quarta-feira, com a presença do Secretário Regional com a tutela da Proteção Civil, Alonso Miguel.

Segundo o governante, este reforço dos meios operacionais “simboliza não apenas o reforço dos meios operacionais, mas também o reconhecimento público pelo trabalho incansável e meritório que estes corpos de bombeiros desenvolvem, diariamente, em prol da sua comunidade”.

As duas ambulâncias agora atribuídas integram um conjunto de nove viaturas adquiridas pelo Governo Regional, num investimento global de cerca de um milhão de euros. Fica por entregar apenas a última viatura deste lote, destinada à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Faial, adiantou Alonso Miguel.

O Secretário Regional sublinhou que “a emergência médica pré-hospitalar representa cerca de 80% da atividade operacional” dos bombeiros de São Roque do Pico e da Calheta. Entre 2024 e 2025, o Corpo de Bombeiros de São Roque respondeu a mais de 650 ocorrências de emergência médica, enquanto a Calheta registou mais de 400 solicitações no mesmo período.

Alonso Miguel destacou que este reforço da frota constitui “mais um passo importante na capacitação dos corpos de bombeiros” para responderem eficazmente às necessidades da população, e enquadra-se numa estratégia mais ampla de investimento na área da emergência médica nos Açores.

O responsável pela pasta da Proteção Civil referiu que o investimento regional nesta área “cresceu de forma significativa”, passando de 4,9 milhões de euros em 2020 para 7,9 milhões de euros em 2025, o que representa um aumento de 61%. Este crescimento inclui a renovação da frota de ambulâncias de socorro, o reforço das viaturas de Suporte Imediato de Vida e o aumento das tripulações especializadas.

Além do investimento em equipamentos, Alonso Miguel salientou a aposta na valorização dos profissionais, através da criação do Estatuto Social do Bombeiro Voluntário, do reforço das tabelas salariais e da aquisição de equipamento de proteção individual. Na formação e qualificação, o investimento quase duplicou entre 2020 e 2025, passando de 194 mil euros para 360 mil euros.

O governante recordou ainda que o Plano de Investimentos na Proteção Civil e Bombeiros para 2025 é o maior de sempre, com um valor global de cerca de 14 milhões de euros — um aumento de 15% face a 2024 e de 64% em comparação com 2020.

Alonso Miguel concluiu reiterando o compromisso do Governo dos Açores com os bombeiros da Região, afirmando que continuará a investir “para garantir o bem mais precioso, a vida humana”.

© GRA | Foto: SRAAC | PE