A candidata da Iniciativa Liberal à Câmara de Ponta Delgada, Alexandra Cunha, defende a requalificação da orla costeira de Santa Clara e das antigas instalações da SINAGA como investimentos estruturantes para a freguesia. A posição foi assumida após uma reunião com o executivo da Junta de Freguesia.

A Iniciativa Liberal dos Açores apresentou esta quarta-feira, 6 de agosto, as prioridades da sua candidatura à Câmara Municipal de Ponta Delgada para a freguesia de Santa Clara, destacando dois projetos estruturantes: a requalificação urbanística da orla costeira e das antigas instalações da SINAGA. A candidata liberal, Alexandra Cunha, defende que ambos os investimentos são essenciais para o desenvolvimento da freguesia e para a melhoria da qualidade de vida dos seus residentes.
Em nota de imprensa, a IL/Açores refere que estas posições foram reiteradas por Alexandra Cunha na sequência de uma reunião com o executivo da Junta de Freguesia de Santa Clara. A candidata sublinha que “a localidade está condicionada no seu desenvolvimento por infraestruturas como o Porto de Ponta Delgada e o Aeroporto João Paulo II”, sendo, por isso, fundamental avançar com projetos “que permitam proporcionar desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida a todos os santaclarenses”.
No caso da orla costeira, a cabeça de lista considera prioritário “dar seguimento ao Contrato ARAAL n.º 4/2025, de 18 de março, relativo ao apoio financeiro do Governo Regional na comparticipação da obra” e arrancar com a sua requalificação urbanística, uma ambição antiga da população local. O projeto deverá contemplar espaços verdes, zonas de lazer, miradouros e passadiços, tirando partido da “fantástica frente de mar da freguesia”.
No que diz respeito às antigas instalações da SINAGA, Alexandra Cunha considera que o espaço representa uma “importante oportunidade” para colmatar a falta de habitação, um problema que considera transversal “a todo o concelho e a todas as ilhas”. A requalificação poderá dar origem a um “espaço multifuncional, com impacto social, cultural e económico”, afirma.
A candidata liberal lembra ainda que “o Parlamento dos Açores já aprovou duas resoluções sobre este assunto”, uma das quais da autoria do deputado da Iniciativa Liberal, alertando para a “urgência e necessidade da requalificação” da antiga unidade fabril. O projeto de requalificação está, segundo refere, a ser elaborado por uma equipa multidisciplinar, devendo incluir soluções integradas para habitação, espaços culturais, lazer e preservação do património industrial.
Por fim, Alexandra Cunha chamou também a atenção para a problemática das toxicodependências, que classifica como um “flagelo imenso no concelho de Ponta Delgada”, com especial incidência em Santa Clara, por ser onde estão situadas várias infraestruturas de apoio a esta realidade. A candidata sublinha a necessidade de uma abordagem integrada e sustentada para enfrentar este desafio social.
© IL/A | Foto: IL/A | PE
