O Bloco de Esquerda/Açores anunciou esta terça-feira, 5 de agosto, a recandidatura de Pedro Amaral, estudante de 23 anos, à Câmara Municipal de Vila do Porto, numa proposta política que pretende ser “um espaço alternativo” centrado no bem-estar da ilha de Santa Maria.

O Bloco de Esquerda/Açores anunciou esta terça-feira, 5 de agosto, através de comunicado de imprensa, a candidatura de Pedro Amaral, de 23 anos, à presidência da Câmara Municipal de Vila do Porto nas próximas eleições autárquicas. Pedro Amaral, recorde-se, foi o candidato bloquista nas últimas eleições autárquicas (2021) à presidência da única autarquia da ilha branca. A candidatura integra também Paulo Sanona como cabeça de lista à Assembleia Municipal.
Segundo o comunicado, esta candidatura surge da vontade de “criar um espaço alternativo em que os marienses possam participar na discussão e nas decisões sobre o futuro da nossa ilha, tendo como centro o bem-estar”. Para o Bloco, esta mudança de paradigma começa ainda durante a campanha, que contará com sessões abertas à população.
Pedro Amaral sublinha que esta candidatura, com “a participação de muitos independentes”, pretende “pensar a longo prazo, um esforço que implica uma visão para a ilha e não uma manta de retalhos de propostas”. O programa eleitoral será, por isso, “estruturalmente diferente”, com o objetivo de “mudar estruturalmente a nossa política”, declarou o candidato.
Assumindo o diálogo como ponto de partida, Pedro Amaral defende a criação de uma estratégia comum para Santa Maria, com o envolvimento dos vários agentes locais — desde empresas a associações — de forma a garantir que “todos remem para o mesmo lado”.
Entre as propostas apresentadas destaca-se a criação de condições para o uso gratuito de águas residuais tratadas em contextos não domésticos. Esta medida, explica o Bloco, poderá ser uma resposta ao problema da água na ilha, ao mesmo tempo que impulsiona a economia local.
Além da candidatura à Câmara Municipal, Pedro Amaral será também candidato à Junta de Freguesia de Vila do Porto. Já Paulo Sanona encabeçará a lista à Junta de Freguesia de São Pedro.
A candidatura inclui ainda Martim Victório como segundo nome na lista à Câmara Municipal, Isaura Braga à Assembleia Municipal, António Andrade à Assembleia de Freguesia de São Pedro e Rosália Chaves à Assembleia de Freguesia de Vila do Porto.
A apresentação pública do programa eleitoral ocorrerá nas próximas semanas, sendo que, segundo o Bloco, será um documento alinhado com a “visão a longo prazo” e com uma estrutura inovadora.
© BE/A | Foto: BE/A | PE
