A Região Autónoma dos Açores lançou hoje o Cartão de Identificação Profissional Digital para trabalhadores da Administração Pública Regional, acessível através da aplicação gov.pt, anunciou a Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública.

A Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública anunciou, esta terça-feira, 5 de agosto, a criação do Cartão de Identificação Profissional Digital, uma nova funcionalidade que permite a todos os dirigentes e trabalhadores da Administração Pública Regional acederem, de forma segura e certificada, ao seu documento de identificação profissional através da aplicação gov.pt.
Segundo a nota de imprensa divulgada pelo executivo regional, o novo cartão digital possui valor jurídico e está disponível no telemóvel dos utilizadores, integrando os principais dados profissionais de cada trabalhador. A emissão do documento baseia-se na informação do sistema SIGRHARA, o repositório oficial de dados dos recursos humanos da Administração Regional.
A app gov.pt, gerida pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA), já conta com mais de 3,5 milhões de downloads e disponibiliza atualmente 27 cartões digitais com validade legal, entre os quais o Cartão de Cidadão, a Carta de Condução e o comprovativo de Seguro Automóvel. A plataforma tem como objetivo centralizar o acesso a documentos e serviços públicos digitais, promovendo uma utilização mais simples, segura e eficiente.
A integração do Cartão de Identificação Profissional Digital na app gov.pt foi cofinanciada pela Componente 19 do Plano de Recuperação e Resiliência dos Açores (PRR-Açores), no âmbito do investimento na modernização e digitalização da Administração Pública Regional.
De acordo com a mesma nota, esta medida insere-se na estratégia do Governo Regional para “promover a transformação digital, a eficiência dos serviços públicos e a simplificação administrativa”, colocando os Açores “na vanguarda da inovação no setor público”.
© GRA | Imagem: SRFPAP | PE
