PRAIA DA VITÓRIA DÁ INÍCIO ÀS MAIORES FESTIVIDADES DO CONCELHO

A abertura oficial das Festas da Praia da Vitória 2025 decorreu na noite de sábado, 2 de agosto, com um discurso do presidente da Câmara Municipal, Vânia Ferreira, que destacou o impacto cultural, económico e social do evento, que decorre até 11 de agosto.

A edição de 2025 das Festas da Praia da Vitória foi oficialmente inaugurada este sábado, 2 de agosto, com uma cerimónia na Praça Francisco Ornelas da Câmara, marcada por discursos institucionais, atuações musicais e o tradicional Cortejo de Abertura. As festividades prolongam-se até à próxima segunda-feira, 11 de agosto, prometendo onze dias de celebração da identidade local, cultura, mar e comunidade.

Segundo nota de imprensa divulgada no domingo pelo Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal da Praia da Vitória, a presidente da autarquia, Vânia Ferreira, deu início às festividades com palavras evocativas do património natural e humano da cidade: “Neste chão de lava, temos onze dias de festividades, celebrando o nosso saber amar e o sabor do mar que nos envolve”, afirmou.

A temática da edição deste ano inspira-se na obra de Vitorino Nemésio, escritor natural da ilha Terceira. Citando um dos seus versos, Vânia Ferreira sublinhou a ligação profunda da comunidade ao mar e à terra: “Temos uma dupla natureza: somos de carne e pedra. Os nossos ossos mergulhando no mar”. A esse propósito, acrescentou: “É tudo isto e muito mais que, durante as nossas maiores festividades, celebramos: amizade, comunidade, hospitalidade, solidariedade”.

Para o presidente da Câmara, as Festas da Praia representam o ponto alto do calendário cultural e social da cidade, tendo também um papel estratégico no desenvolvimento económico local: “São um atrativo turístico de enorme relevância neste Concelho, com impacto económico, social e cultural direto, quer nos dias das festas, quer antes e depois desse período”, afirmou, destacando os efeitos positivos na hotelaria, na restauração e na dinâmica empresarial.

Vânia Ferreira agradeceu ainda o trabalho do coordenador das Festas da Praia 2025, John Branco, e sublinhou a importância das parcerias estabelecidas, nomeadamente com a Escola Profissional da Praia da Vitória — responsável pela Feira de Gastronomia — e com a Tertúlia Tauromáquica Praiense, que dinamiza o cartaz taurino do evento.

Também mereceram destaque o envolvimento da empresa Excellent Vanguard, responsável pela área Dreamzone 2025, e o empenho das equipas municipais, “lideradas pelos práticos vereadores, que, com todo o empenho e dedicação, garantem a realização das festividades”.

A cerimónia de abertura contou com a atuação do grupo Contos de Rei, que representou o concelho no Festival Nacional da Canção Rural, tendo alcançado o segundo lugar. Seguiu-se o tradicional Cortejo de Abertura, precedido por um desfile da Filarmónica União Praiense, da Charanga da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória e da marcha oficial das Festas da Praia 2025.

Com um programa eclético e inclusivo, os onze dias de celebrações prometem animar toda a cidade, reforçando os laços comunitários e projetando a Praia da Vitória como destino cultural e turístico no verão açoriano.

© GC-MPV | Foto: GC-MPV | PE