CHEGA/AÇORES DEFENDE REQUALIFICAÇÃO AMBIENTAL DA PRAIA DO MONTE VERDE

O candidato do Chega à Câmara Municipal da Ribeira Grande, João Luís da Câmara, apelou sábado à cooperação entre entidades públicas e cidadãos para a requalificação ambiental da Praia do Monte Verde, de forma a permitir.

Em nota de imprensa divulgada sábado, 2 de agosto, o Chega dos Açores (CH/Açores) deu conta de uma visita de João Luís da Câmara, candidato do partido à Câmara Municipal da Ribeira Grande nas eleições autárquicas de 12 de outubro, à Praia do Monte Verde, onde se encontrou com um grupo de cidadãos envolvidos em iniciativas para a obtenção da Bandeira Azul – distinção atribuída a zonas balneares que cumpram critérios de qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infraestruturas de apoio e sensibilização ambiental.

Durante o encontro, liderado por Mário Moura, os cidadãos manifestaram preocupação com os problemas de contaminação dos efluentes da Praia do Monte Verde, nomeadamente das ribeiras Seca e tibeira Grande, bem como da levada da Condessa. Estes focos de poluição têm motivado interdições frequentes no acesso ao areal, impedindo a classificação balnear desejada.

João Luís da Câmara reconheceu a pertinência das preocupações expressas, defendendo que “aquela zona da Ribeira Grande merece mais atenção por parte das entidades competentes”, destacando o potencial da praia, sobretudo para a prática de surf. Segundo o candidato, o areal do Monte Verde é utilizado por diversas escolas de surf do concelho ao longo de grande parte do ano, o que reforça a importância da sua valorização ambiental e turística.

No entanto, o candidato do CH/Açores sublinhou que a resolução dos problemas ambientais não deve ser uma responsabilidade exclusiva da autarquia. “Esta é uma questão que não pode ser apenas responsabilidade da Câmara Municipal. É preciso uma cooperação entre a autarquia, o Governo Regional, as Juntas de Freguesia, mas também precisamos dos ribeiragrandenses, que têm de tomar consciência que melhorando e requalificando a Praia do Monte Verde, se eleva também a economia do concelho”, afirmou João Luís da Câmara, citado na nota de imprensa.

O CH/Açores reforça, assim, a necessidade de ações concertadas para garantir a sustentabilidade ambiental da zona balnear, considerando que a sua requalificação poderá traduzir-se num ativo estratégico para o desenvolvimento económico e turístico da Ribeira Grande.

© CH/A | Foto: CH/A | PE