VILA DO PORTO APOSTA NA TECNOLOGIA PARA PROTEGER VINHAS E MELOAS EM SANTA MARIA

O Município de Vila do Porto realizou uma ação de formação técnica para capacitar agricultores e técnicos no uso de dados na gestão da fitossanidade e rega da vinha e da meloa, no âmbito de um projeto piloto que visa prevenir doenças nas culturas agrícolas da ilha de Santa Maria.

O Município de Vila do Porto promoveu uma sessão de capacitação técnica subordinada ao tema “Capacitação para o Uso de Dados para Gestão da Fitossanidade e Rega da Vinha e da Meloa”, indicou a autarquia em nota de imprensa enviada sexta-feira, 01 de agosto, às redações.

Esta iniciativa insere-se num projeto piloto que a câmara municipal está a implementar e que consiste na instalação de um protótipo de monitorização climática, destinado à prevenção de doenças na vinha em Santa Maria. O primeiro equipamento já foi instalado na zona de São Lourenço, uma das áreas identificadas para efeitos de monitorização.

Durante a sessão, a Presidente da Câmara Municipal, Bárbara Chaves, sublinhou a relevância deste investimento, considerando-o “uma ferramenta importante para o desenvolvimento da atividade vitivinícola de Santa Maria”. A autarca enalteceu ainda a participação ativa dos agricultores e técnicos na formação, frisando que “serão os principais beneficiários deste instrumento que permite fornecer dados reais e alertas de risco de doenças na vinha, nomeadamente míldio e oídio”.

O projeto está a ser desenvolvido pelo Município de Vila do Porto em parceria com o AirCentre – Atlantic International Research Centre – e com o SFCOLAB – Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura, entidade responsável pela realização da ação de capacitação em Santa Maria.

Além destas instituições, a AgromarienseCoop irá colaborar como parceira nas várias ações do projeto, o qual pretende reforçar a resiliência da agricultura local face às alterações climáticas, através da introdução de tecnologia de apoio à decisão e de práticas agrícolas mais sustentáveis.

Segundo a nota de imprensa do Município de Vila do Porto, esta aposta tecnológica visa dotar os produtores locais de ferramentas inovadoras, promovendo uma agricultura mais eficiente e preparada para os desafios ambientais da atualidade.

© CMVP | Foto: CMVP | PE