A Presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, destacou esta sexta-feira, 1 de agosto, a importância da Feira de Gastronomia do Atlântico como um “pilar das Festas da Praia” e um “ex-libris do Concelho”, enaltecendo a qualidade do certame e o seu reconhecimento a nível nacional.

A abertura oficial da edição de 2025 da Feira de Gastronomia do Atlântico teve lugar ao início da tarde de sexta-feira, dia 1 de agosto, integrando-se no programa das Festas da Praia da Vitória. Na ocasião, a autarca Vânia Ferreira sublinhou o papel central do evento na afirmação da cultura gastronómica local e nacional.
“A Feira de Gastronomia do Atlântico é um pilar das Festas da Praia; um evento consolidado e acreditado no calendário nacional de certames promotores da gastronomia portuguesa”, afirmou a Presidente da Câmara Municipal, citada em nota de imprensa divulgada pelo Gabinete de Comunicação da autarquia.
O reconhecimento do certame foi recentemente reforçado com a atribuição do Prémio Evento do Ano pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho, distinção que, segundo Vânia Ferreira, atesta “a sua qualidade e o seu contributo para a defesa e promoção da gastronomia e dos vinhos nacionais”.
A edição de 2025 conta com a presença de oito restaurantes, incluindo o espaço representativo da gastronomia de Cabo Verde, inserido no âmbito da geminação entre a Praia da Vitória e a cidade da Praia, que será formalizada na próxima segunda-feira, 11 de agosto. Marcam também presença as charcutarias Bísaro, Marquês, o Alentejano e Serra da Estrela, bem como as doçarias Padaria do Largo, Amêndoa Doce e Queijadinhas da Anita.
“Enalteço publicamente também o trabalho e empenho dos restaurantes, charcutarias e doçarias que, até segunda-feira, dia 11, servirão o seu melhor a todos os que aqui acorram. Em cada um destes espaços é possível encontrarmos o melhor da sua área geográfica, oferecendo-nos sabores únicos e irrepetíveis”, acrescentou Vânia Ferreira.
A Feira de Gastronomia do Atlântico funciona diariamente durante as Festas da Praia, com abertura ao público às 12h00.
Durante a cerimónia, foi igualmente inaugurada a Feira do Artesanato, organizada em parceria com o Centro de Artesanato e Design dos Açores, que decorre na mesma zona da cidade.
Na sua intervenção, a autarca deixou ainda um agradecimento à Escola Profissional da Praia da Vitória, parceira na organização do certame. “É mais do que justo que, neste momento, renove o meu agradecimento ao Professor Domingos Borges, diretor da Escola Profissional; agradecimento esse que se estende às suas equipas e a todos aqueles que, de uma forma ou de outra, contribuem para que este encontro abra portas, sempre com enorme qualidade”, concluiu.
© GC-CMPV | Foto: GC-CMPV | PE
