O Bloco de Esquerda dos Açores anunciou Ricardo Toste como cabeça-de-lista à Câmara Municipal da Praia da Vitória, nas próximas eleições autárquicas. O candidato critica a gestão do PS e da atual coligação PSD/CDS e defende que é tempo do BE ter representação nos órgãos municipais.

O Bloco de Esquerda dos Açores (BE/Açores) apresentou Ricardo Toste como o seu candidato à presidência da Câmara Municipal da Praia da Vitória, na ilha Terceira. O anúncio foi feito através de um comunicado de imprensa divulgado ontem, quinta-feira, 31 de julho, no qual o partido sublinha o papel decisivo que tem tido em várias soluções implementadas no concelho, apesar de não ter, até agora, representação nos órgãos autárquicos.
Com 54 anos, técnico de manutenção mecânica e dirigente sindical, Ricardo Toste afirma que a candidatura que lidera pretende “dar mais vida à Praia da Vitória”, e destaca o contributo do Bloco para “evitar despedimentos na Praia Cultural” e para a “requalificação dos bairros americanos para habitação”.
O candidato considera que o concelho ficou “estagnado e numa situação financeira difícil” após vários mandatos do Partido Socialista, mas acusa também a atual coligação PSD/CDS de não ter trazido “a mudança necessária”.
“A primeira medida da iniciativa da presidente Vânia Ferreira foi arrumar todas as suas promessas na gaveta, atirando as culpas para o anterior executivo. Mas as pessoas não querem desculpas, querem soluções”, afirmou Ricardo Toste, citado no comunicado.
Entre os exemplos de soluções propostas pelo BE, o candidato destaca a situação da empresa municipal Praia Cultural, onde o anterior executivo pretendia despedir 37 trabalhadores devido a dificuldades financeiras. “Foi a insistência do Bloco, que levou o assunto ao parlamento dos Açores, que permitiu encontrar a solução de integração na administração pública, que evitou os despedimentos”, sublinha o partido.
Ricardo Toste aponta ainda críticas à gestão da atual presidente relativamente à empresa Praia Ambiente, acusando o executivo de “desrespeito pelos trabalhadores”.
No que respeita à habitação, o candidato lembra que a recuperação das casas nos antigos bairros americanos está em curso devido a uma proposta do Bloco de Esquerda aprovada no parlamento regional em 2019, “mas que só agora está a ser implementada”.
A acompanhar Ricardo Toste nesta candidatura autárquica está Daniela Martins, de 26 anos, administrativa, que será a candidata do BE à Assembleia Municipal da Praia da Vitória.
© BE/A | Foto: BE/A | PE
