O Bloco de Esquerda apresentou esta quarta-feira, 30 de julho, Joana Bettencourt como candidata à Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e Graça Silveira como cabeça de lista à Assembleia Municipal, apostando num “novo ciclo” político para o concelho. A prioridade do partido passa pela habitação, inclusão social e sustentabilidade ambiental.

O Bloco de Esquerda dos Açores (BE/Açores) anunciou esta quarta-feira, através de comunicado de imprensa, que Joana Bettencourt será a candidata do partido à Câmara Municipal de Angra do Heroísmo nas próximas eleições autárquicas. Graça Silveira liderará a lista à Assembleia Municipal.
Com o fim de três mandatos consecutivos do atual presidente socialista, o BE afirma que Angra do Heroísmo precisa de “uma ação renovada, com uma nova energia, para fazer do município um sítio melhor para se viver”, referindo-se ao momento como o início de “um novo ciclo”.
No comunicado, Joana Bettencourt defende que é tempo de “novas vozes” nos órgãos municipais, comprometidas com uma visão de “um município mais solidário, mais justo, mais amigo do ambiente, mais sustentável” e que valorize “a igualdade entre homens e mulheres, a cultura e o bem-estar animal”.
A candidata critica os mandatos anteriores do executivo do Partido Socialista, que acusa de “falta de energia e de visão estratégica”, bem como de uma “ausência de respostas sociais eficazes”. Nesse sentido, o Bloco propõe “uma mudança corajosa e comprometida com o desenvolvimento económico e o bem-estar das pessoas”.
Entre as principais propostas do programa eleitoral está a criação de um programa municipal para reconverter imóveis abandonados em habitação acessível, medida que o BE considera urgente. “A autarquia tem de contribuir para que todas as famílias vivam com dignidade, sem que a casa comprometa financeiramente o resto da vida”, afirma Bettencourt.
O programa inclui ainda medidas como o alargamento da recolha seletiva porta-a-porta a todo o concelho, a adaptação do centro histórico com acessibilidades universais, a criação de uma bolsa municipal de artesãos e de uma feira itinerante pelas freguesias. O Bloco propõe igualmente um programa gratuito de transporte para idosos, destinado à entrega de medicamentos e deslocações a serviços de saúde.
Joana Bettencourt tem 42 anos, é professora e natural de Angra do Heroísmo. Coordena atualmente o núcleo do BE na ilha Terceira. Nas eleições autárquicas de 2021, foi a candidata bloquista à Câmara Municipal da Praia da Vitória.
© BE/A | Foto: BE/A | PE
