
No passado dia 25, apresentava a coligação liderada pelo PPD/PSD (será mesmo?) e apoiada pelo CDS/PP as suas candidaturas das diversas frentes às autárquicas do dia 12 de Outubro.
Por razões de ordem familiar não me foi possível assistir. Embora não convidado individualmente (modéstia à parte) como possivelmente mandariam as regras, para um partido que respeita os seus fundadores, tal não me impedia de estar presente, não tivesse sido a obrigação familiar.
De qualquer modo segui com alguma atenção o discurso de Vânia Ferreira que se recandidata a novo mandato à CMPV.
Seria fastidioso entrarmos aqui em pormenor sobre as três listas apresentadas, mais ainda, quando não conheço grande parte dos candidatos. Optei por isso, em fazer uma pequena análise aos primeiros quatro elementos para a CMPV, que acompanham Vânia Ferreira.
De acordo com a manutenção de Marco Meneses e nomeadamente da Paula Sousa, pelo que souberam e foram capazes de dar à autarquia. Lamento por outro lado, que um partido com a dimensão do PPD/PSD, tenha de renovar o seu elenco camarário, com a vinda do assessor do atual vice do Governo, e também, com o Presidente das festas da Praia, pelo que conheço, professor e cantador ao desafio!
É pouco, muito pouco! Quando se sugeria quatro áreas distintas de peso, para uma renovação concreta: Economia, infraestruturas, apoio jurídico e cultura!
Lamento também, que o mesmo ex-grande partido PPD, não tenha tido na sua JSD, o candidato a mandatário da Juventude para esta lista… Mais uma vez o pequeno CDS a sobrepor-se à maioria PSD, como nos vem habituando aqui pelos lados da Praia e não só…
Ontem, Domingo dia 27, foi a vez do Partido Socialista (com sala cheia na Escola Profissional da Praia da Vitória) apresentar os seus candidatos às referidas autárquicas no concelho da Praia da Vitória.
Marco Martins, cabeça de lista para a CMPV, teve um discurso entusiástico e empolgante, como se pode ver nas redes sociais!
Saliento o espírito de humildade, humanismo e sensibilidade, saídos nomeadamente da primeira parte do seu discurso. Saliento ainda esta frase que me fez lembrar o programa do PPD escrito por Francisco Sá Carneiro: ” Colocarmos o povo no centro de tudo”!
Quanto aos primeiros cinco elementos da sua lista, como fiz com Vânia Ferreira, destaco duas áreas daquelas que referia serem fulcrais na formação da lista: Financeira e cultura! Duas figuras de peso, prontas a desempenhar o seu papel se forem a escolha do povo! Dos restantes pouco conheço. Aguardarei essa oportunidade.
Temos ainda o CHEGA para vermos o que nos traz, e os estragos que vai causar à coligação e ao Partido Socialista.
Para já, entre Vânia Ferreira e Marco Martins a luta vai ser renhida…
Fernando Mendonça
