Bárbara Fontes, de 17 anos, natural da freguesia dos Flamengos, foi eleita Rainha da 48.ª edição da Semana do Mar e decidiu aplicar o prémio social na aquisição de material inclusivo para uma sala da Escola Secundária Manuel de Arriaga.

A jovem Bárbara Fontes foi eleita Rainha da Semana do Mar 2025, naquela que é já a 48.ª edição do evento, revelou esta segunda-feira, 28 de julho, a Câmara Municipal da Horta, através de uma publicação nas redes sociais. Com 17 anos e natural da freguesia dos Flamengos, a nova Rainha irá representar o evento em diversas cerimónias oficiais e terá um papel de destaque no desfile temático “Atlântico, um mar de histórias”, marcado para o último domingo da Semana do Mar.
Pela primeira vez, e por proposta do júri da edição anterior, o concurso atribuiu um prémio monetário no valor de 350 euros, dos quais 250 euros devem obrigatoriamente ser aplicados numa causa ou projeto de cariz social. Bárbara Fontes decidiu canalizar essa verba para a aquisição de material inclusivo, destinado a equipar uma sala da Escola Secundária Manuel de Arriaga.
O concurso contou com a avaliação de um júri composto por três elementos: um representante da Câmara Municipal da Horta, outro da Câmara do Comércio e Indústria da Horta, e uma empresária do setor da moda. As candidatas foram avaliadas com base em quatro critérios principais: Questionário; Elegância, Charme e Beleza; Simpatia; e Atitude, Postura e Personalidade.
Bárbara Fontes sucede assim a Madalena Costa, Rainha da edição anterior, assumindo agora o título e as responsabilidades associadas à figura central das festividades. A sua escolha reflete não apenas a avaliação dos jurados, mas também o seu compromisso com causas sociais, num gesto elogiado pelo município na mesma publicação.
A Semana do Mar, um dos maiores eventos culturais e recreativos da ilha do Faial, volta este ano a celebrar a ligação ao oceano e à identidade açoriana, contando com uma programação variada que inclui concertos, atividades náuticas, exposições e momentos de grande simbolismo comunitário.
© CMH | Foto: CMH | PE
