Na apresentação oficial da recandidatura à presidência da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira destacou, na passada sexta-feira, 25 de julho, os projetos prioritários para um novo mandato autárquico. A candidata da coligação PSD/CDS-PP comprometeu-se a consolidar o trabalho feito desde 2021 e a lançar iniciativas que visam o desenvolvimento económico, social e ambiental do concelho.

Vânia Ferreira apresentou-se oficialmente, sexta-feira, 25 de julho, no Restaurante Neandro’s, como recandidata à presidência da Câmara Municipal da Praia da Vitória, assumindo o compromisso, depois de anteriormente candidatar-se “Por Amor à Praia”, volvidos quatro anos, agora é tempo de “Acreditar na Praia”, e apresentar um conjunto alargado de projetos a desenvolver caso a coligação PSD/CDS-PP volte a ser eleita nas eleições autárquicas de 12 de outubro. O discurso, proferido na sessão de apresentação da recandidatura, foi marcado pela aposta na consolidação do trabalho feito no atual mandato e pela projeção de um futuro “mais sustentável, justo e dinâmico” para o concelho.
Entre os projetos estratégicos anunciados, Vânia Ferreira destacou a revitalização do Porto da Praia, com a ambição de o transformar num Cais Multiusos, capaz de potenciar o turismo de cruzeiros e assumir-se como uma plataforma logística regional. Apelou também ao reforço de investimento no Aeroporto das Lajes, defendendo a sua requalificação como porta de entrada atrativa para visitantes e investidores.
Na componente económica, salientou o Parque Empresarial das Lajes, cuja candidatura ao novo quadro comunitário já foi formalizada, e que visa “responder às necessidades de fixação empresarial e regenerar as vias de acesso”. A aposta no digital também está na agenda: a autarquia tenciona criar uma zona tecnológica para incubação de empresas, promovendo inovação e emprego qualificado.
Na área ambiental, foi anunciado um projeto de reabilitação do Paul do Belo Jardim, junto à Riviera, através de candidatura aprovada para conservação da natureza, de onde nascerá um percurso pedonal com ciclovia, a fazer a ligação ao Porto Martins. Anunciou ainda o reforço do tratamento de água, saneamento e resíduos com fundos comunitários, através da empresa municipal Praia Ambiente. Mereceu ainda destaque o projeto de descontaminação dos aquíferos, financiado pelo Fundo Ambiental, num valor superior a cinco milhões de euros.
Com o foco no bem-estar das famílias, a candidata destacou o avanço do processo de reabilitação de bairros sociais através do programa “1.º Direito”, e a recente legalização dos terrenos de Santa Rita e das Pedreiras, concluída em parceria com o Governo dos Açores.
Vânia Ferreira assumiu também o compromisso de criar um plano de asfaltagens para recuperar estradas municipais degradadas, e prometeu a reabilitação do Bar da Prainha, do Mercado Municipal, do jardim público e a criação de um parque de campismo urbano.
Na componente social e cultural, foi anunciada a intenção de reforçar as respostas para a primeira infância e terceira idade, criar um Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação, devolver a Biblioteca Municipal ao centro da cidade, valorizar a obra de autores locais como Vitorino Nemésio, e criar um núcleo museológico no concelho. Na juventude, Vânia Ferreira quer manter a dinamização do Conselho Municipal da Juventude e implementar um Orçamento Participativo Jovem.
A recandidatura surge, nas palavras da própria, com “experiência reforçada” e a ambição de “fazer mais e melhor” com uma equipa “motivada e comprometida com o futuro da Praia da Vitória”. Dirigindo-se aos líderes regionais do PSD e do CDS-PP, ambos presentes no evento, pediu “a fixação de mais serviços públicos no concelho” como resposta estruturante para a revitalização da cidade.
“Estamos prontos e mais preparados para dar o salto em frente”, afirmou Vânia Ferreira, encerrando o discurso com a mensagem que dá nome à candidatura: “Acreditar na Praia é mais do que um lema, é uma atitude.”
© PE
