O Bloco de Esquerda dos Açores anunciou esta sexta-feira, 25 de julho, a sua integração na coligação “Unidos por Ponta Delgada”, juntando-se ao PS, PAN e Livre com o objetivo de pôr fim a mais de três décadas de governação social-democrata no concelho.

O Bloco de Esquerda dos Açores formalizou sexta-feira, a sua participação na coligação “Unidos por Ponta Delgada”, ao lado do Partido Socialista, PAN e Livre, para disputar os órgãos autárquicos do concelho nas eleições de outubro. O anúncio foi feito através de um comunicado de imprensa divulgado pelo BE/Açores, que destaca a urgência de uma “mudança” após mais de 30 anos de governação do PSD.
Segundo o coordenador regional do Bloco de Esquerda, António Lima, a nova coligação representa uma resposta necessária aos desafios atuais de Ponta Delgada. “O contexto de Ponta Delgada exige às forças de esquerda e às forças progressistas capacidade para o diálogo e para a convergência”, afirmou, defendendo que o executivo social-democrata continua a apresentar “soluções do passado para responder aos problemas do presente”.
Entre as principais áreas de preocupação destacadas pelo Bloco estão a habitação, a mobilidade, a resposta a problemas sociais e a proteção ambiental. “Temos soluções novas, o PSD continua com as soluções do passado para responder aos problemas da habitação, da mobilidade, às questões sociais – que estão à vista de todos – e às questões ambientais”, declarou António Lima, à margem da assinatura do acordo da coligação.
No âmbito do entendimento entre as quatro forças políticas, o Bloco de Esquerda assegurou posições estratégicas nas listas: o 5.º lugar na lista à Câmara Municipal, que permite a entrada no executivo em caso de vitória por maioria, bem como o 7.º e o 13.º lugares na lista à Assembleia Municipal.
A candidata indicada pelo BE à Câmara Municipal será Susana Medeiros, enquanto Avelina Ferreira integrará a lista à Assembleia Municipal como representante bloquista.
A coligação “Unidos por Ponta Delgada” apresenta-se como uma alternativa progressista que visa construir um projeto político centrado nas necessidades da população e com foco na justiça social, na sustentabilidade ambiental e na coesão territorial.
© BE/A | Foto: BE/A | PE
