USI DOS AÇORES COM RESULTADOS POSITIVOS EM 2024; PREJUÍZOS HOSPITALARES RECUAM

As Unidades de Saúde de Ilha (USI) dos Açores apresentaram resultados líquidos positivos em 2024, após prejuízos registados no ano anterior, segundo nota de esclarecimento divulgada esta quinta-feira, 24 de julho, pela Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social. Já os hospitais da Região continuam a apresentar prejuízos, mas com melhorias significativas face a 2023.

A Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social informou, através de nota de esclarecimento publicada esta quinta-feira, dia 24 de julho, que todas as Unidades de Saúde de Ilha (USI) nos Açores apresentaram resultados líquidos positivos em 2024, revertendo os prejuízos registados no ano anterior. Esta evolução ocorreu, segundo o Governo Regional, “ao mesmo tempo que foi dada prioridade à regularização das carreiras dos profissionais de saúde, com um investimento superior a 13 milhões de euros face ao período homólogo”.

Entre os casos mais expressivos está a Unidade de Saúde da Ilha Terceira, que passou de um prejuízo de 2,7 milhões de euros em 2023 para um lucro de 4,3 milhões de euros em 2024. Também a USI das Flores apresentou uma recuperação financeira significativa, evoluindo de 224 mil euros negativos para 2,7 milhões de euros positivos. Já a USI do Pico fechou o ano de 2024 com 1,7 milhões de euros de resultado líquido favorável.

O Executivo Açoriano destaca que estes resultados refletem uma melhoria global da eficiência na gestão das unidades de saúde, sem comprometer a valorização dos recursos humanos, que continua a ser uma das prioridades do setor.

Relativamente aos hospitais da Região Autónoma dos Açores, embora os resultados líquidos de 2024 continuem negativos, registaram-se melhorias assinaláveis face a 2023. O Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira (HSEIT) reduziu os seus prejuízos em 72%, passando de 9,4 milhões de euros negativos em 2023 para 2,6 milhões de euros negativos em 2024. O Hospital Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, reduziu o défice em 18%, de 19,2 milhões negativos para 15,8 milhões. Já o Hospital da Horta apresentou uma melhoria de 38%, passando de 5,6 milhões para 3,5 milhões de euros negativos.

Quadro com os resultados líquidos das USI no final de 2023 e 2024, em euros, disponibilizado pela SRSSS.

Apesar de os hospitais manterem um desempenho financeiro deficitário, o Governo Regional sublinha que estas variações traduzem uma “trajetória de melhoria” e um esforço contínuo para atingir o equilíbrio económico, enquanto se assegura a qualidade dos cuidados prestados.

© GRA | Foto: SRSSS | PE