Nos dias 26 e 27 de julho, o Pavilhão Municipal Carlos Silveira, em Ponta Delgada, acolhe a quinta edição do Troféu de Patinagem Artística Judith Gomes, uma iniciativa que presta homenagem à treinadora que marcou decisivamente o desenvolvimento da modalidade nos Açores.

A Escola de Patinagem de Ponta Delgada organiza este fim de semana, a 26 e 27 de julho, o V Troféu de Patinagem Artística Judith Gomes, que decorrerá no Pavilhão Municipal Carlos Silveira. A competição reúne cerca de 120 participantes entre atletas, treinadores e dirigentes de clubes das regiões autónomas dos Açores e da Madeira, bem como de Portugal continental.
Segundo nota de imprensa divulgada esta quarta-feira, 23 de julho, pela Associação de Patinagem de Ponta Delgada, o evento “tem como objetivo principal homenagear a treinadora Judith Gomes”, figura central na promoção da patinagem artística em Ponta Delgada nos anos 70, nomeadamente no Estádio Margarida Cabral.
Judith Gomes foi responsável por dinamizar a modalidade numa fase inicial e, nos anos 80, regressou à região para organizar o primeiro estágio de patinagem artística e lecionar o primeiro curso de monitores da disciplina nos Açores. Entre os participantes desse curso esteve Filipe Viegas, que viria a fundar, em 1989, a Escola de Patinagem de Ponta Delgada.
A competição, organizada no âmbito do plano anual de atividades da escola, assume um caráter coletivo, sendo disputada por equipas. O formato visa “promover o espírito de grupo numa modalidade tipicamente individual”, refere a mesma nota.
Marcarão presença clubes de várias regiões do país: o Clube de Futebol de Sassoeiros (CFS), de Portugal continental; a União Desportiva e Cultural de Machico (UDCM) e o Clube Karaté do Caniço (CKC), da Madeira; e, dos Açores, a Academia de Patinagem Artística dos Açores (APAA), o Clube de Patinagem de São Vicente Ferreira (CPSVF), o Clube de Patinagem de Santa Cruz (CPSC), o Clube de Patinagem Ribeiragrandense (CPRgr) e a própria Escola de Patinagem de Ponta Delgada (EPPD).
O evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Ponta Delgada, do Serviço do Desporto de São Miguel, da Junta de Freguesia de São Pedro, da Unidade de Apoio do Quartel-General da Zona Militar dos Açores, da Delegação de Turismo de Ponta Delgada, da INSCO e da Ourivesaria Azevedo.
A organização sublinha a importância de homenagear em vida uma figura “que deixou marcas indeléveis na memória coletiva de uma geração” e salienta o valor da iniciativa para a criação de laços de amizade e espírito desportivo entre os participantes.
© APPD | Imagem: APPD | PE
