A Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores lançou esta segunda-feira, 21 de julho, um aviso de candidaturas para apoio à aquisição de equipamento científico e tecnológico pelas entidades regionais integradas no Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico. A medida, enquadrada no programa Açores 2030, tem uma dotação de dois milhões de euros.
A Vice-Presidência do Governo Regional, através da Direção Regional da Ciência, Inovação e Desenvolvimento, anunciou esta segunda-feira, 21 de julho, a abertura de um concurso para aquisição de equipamento científico e tecnológico destinado às entidades regionais que integram o Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico (RNIIIE). A iniciativa está inserida no âmbito do programa Açores 2030, com candidaturas abertas até 30 de outubro de 2025, conforme refere a nota de imprensa divulgada pelo executivo regional.
O concurso conta com uma dotação total de 2.000.000,00 euros, sendo o apoio máximo por candidatura de 287.520,00 euros. Podem concorrer entidades não empresariais do Sistema Científico e Tecnológico dos Açores (SCTA), desde que integrem o RNIIIE e apresentem projetos individuais alinhados com a Estratégia de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente Regional (RIS3 Açores).
De acordo com a nota do Governo, o objetivo principal é reforçar a capacidade das instituições científicas regionais, promovendo a aquisição de equipamentos de grande porte, bem como instrumentos, coleções, arquivos e dados científicos, sistemas computacionais e redes de comunicação — recursos considerados essenciais ao desenvolvimento da investigação científica de excelência.
O Vice-Presidente do Governo Regional, Artur Lima, sublinhou a importância estratégica da medida, afirmando que “o contexto científico internacional é cada vez mais exigente”, e que, por isso, “é essencial capacitar as instituições regionais com os meios para não só continuarem a produzir investigação de excelência, mas também para incentivar a criação de soluções inovadoras”.
Para o governante, este apoio visa não apenas melhorar o desempenho das infraestruturas científicas regionais, mas também “fomentar a competitividade científica e potenciar o desenvolvimento socioeconómico dos Açores”.
O aviso de abertura está disponível no portal Balcão dos Fundos, onde devem ser formalizadas as candidaturas até ao final do mês de outubro. O Governo Regional reafirma, com esta medida, o seu compromisso com a promoção da ciência, inovação e desenvolvimento, assegurando condições para que os investigadores açorianos possam trabalhar com infraestruturas modernas e tecnologicamente avançadas.
© GRA | PE
