HOSPITAL DA TERCEIRA INTEGRADO NO MYSAÚDE AÇORES COM NOVAS FUNCIONALIDADES

O Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira (HSEIT) foi integrado no sistema digital mySaúde Açores, anunciou sexta-feira, 18 de julho, a Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi. A partir de amanhã, os utentes terão acesso a notificações por SMS, relatórios de análises na aplicação e um novo painel para atualização de sinais vitais.

A integração do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira (HSEIT) na aplicação e portal mySaúde Açores foi formalmente anunciada esta sexta-feira, 18 de julho, durante uma sessão presidida pela Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi. O anúncio marca mais um passo na digitalização dos serviços de saúde na Região Autónoma dos Açores.

De acordo com a nota de imprensa emitida pela Secretaria Regional, além da integração do HSEIT, serão ativadas a partir de segunda-feira, 21 de julho, três novas funcionalidades na aplicação: notificações por SMS, acesso a relatórios de análises clínicas e a disponibilização de um ‘dashboard’ para inserção de dados vitais pelos próprios utentes.

As notificações por SMS serão enviadas para todos os utentes, mesmo que não estejam registados na aplicação, com mensagens relativas a marcações, cancelamentos, transferências de agendamento e lembretes de consultas, identificadas com o remetente “mySaude”. Nos casos de lembretes, quem tiver a aplicação instalada receberá uma notificação 48 horas antes da consulta; se esta não for lida nas duas horas seguintes, o aviso será reenviado via SMS.

Quanto aos relatórios de análises clínicas, os resultados de exames realizados a partir de segunda-feira estarão disponíveis na aplicação, no separador “documentos do utente”, permitindo um acesso mais rápido e direto à informação de saúde.

Já o novo separador ‘dashboard’ vai permitir aos utentes introduzirem dados como tensão arterial, peso, ritmo cardíaco e glicémia, que serão automaticamente integrados no respetivo processo clínico. Esta funcionalidade visa reforçar o acompanhamento personalizado e a literacia em saúde.

Estas funcionalidades abrangem todas as unidades de saúde já integradas no sistema mySaúde Açores. Segundo a mesma nota de imprensa, a integração do Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, será a última fase do processo e está prevista para uma data a anunciar em breve.

Para a Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, esta evolução representa um avanço significativo na relação entre utentes e o Serviço Regional de Saúde. “Estamos a melhorar o acesso à informação clínica, a comunicação com os utentes e a promover uma maior proximidade digital entre cidadãos e o sistema de saúde”, afirmou Mónica Seidi na cerimónia.

O mySaúde Açores tem vindo a consolidar-se como uma ferramenta central na modernização dos cuidados de saúde na Região, permitindo aos cidadãos acompanhar o seu historial clínico, gerir marcações e, agora, contribuir ativamente com dados relevantes para o seu acompanhamento médico.

© GRA | Foto: SRSSS | PE