
A Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública dos Açores lançou esta quinta-feira, 17 de julho, o “Voucher Incubação”, uma nova medida de apoio às micro, pequenas e médias empresas (PME) da Região, com subvenções até 20 mil euros para promover a digitalização, o crescimento e a inovação empresarial.
Desde quinta-feira, 17 de julho, as micro, pequenas e médias empresas (PME) sediadas ou com atividade estável nos Açores podem candidatar-se ao novo “Voucher Incubação”, uma iniciativa da Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, através da Direção Regional do Empreendedorismo e Competitividade. O anúncio foi feito em nota de imprensa divulgada ontem, com o objetivo de “fortalecer a capacidade digital das empresas, acelerar o seu desenvolvimento e fomentar a inovação”.
Segundo a mesma nota, o apoio assume a forma de subvenções não reembolsáveis, com uma taxa de financiamento de 100%, até ao limite de 20 mil euros por candidatura. As candidaturas estão abertas até 28 de novembro de 2025, ou até ao esgotamento da dotação orçamental disponível, sendo possível um adiantamento inicial de 40% do valor aprovado.
A medida, cofinanciada pela Componente 16 do Plano de Recuperação e Resiliência dos Açores (PRR-Açores), visa impulsionar a modernização do tecido empresarial açoriano, promovendo a transição para uma economia digital mais competitiva. Entre os beneficiários elegíveis estão as PME já integradas ou que venham a integrar a Rede de Incubadoras de Empresas dos Açores (RIEA).
As despesas elegíveis incluem áreas estratégicas como capacitação digital — aquisição de equipamentos, software, consultoria, marketing digital, e-commerce, formação e participação em eventos —, apoio à gestão e assessoria jurídica. Está ainda prevista a comparticipação em projetos de desenvolvimento digital, como a criação de novos produtos e serviços tecnológicos, incluindo apoio à propriedade intelectual e patentes.
De acordo com a Secretaria Regional, esta é uma “resposta concreta” à necessidade de dotar as empresas açorianas de ferramentas e competências que lhes permitam adaptar-se a uma economia “cada vez mais digital, competitiva e inovadora”.
Mais informações e o formulário de candidatura estão disponíveis nos portais empresas.azores.gov.pt e recuperarportugal.gov.pt.
© GRA | Imagem: DREC | PE
