
O Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estêvão, destacou esta quinta-feira, 17 de julho, o papel estratégico da educação e da qualificação no desenvolvimento do setor espacial nos Açores, durante a apresentação de ”workshops” da rede Azores Space Teachers Network (ASTN), na Lagoa.
O encontro, que decorreu entre quarta e quinta-feira, integra-se no plano de atividades da Estrutura de Missão dos Açores para o Espaço (EMA-Espaço) e reuniu docentes de todas as ilhas do arquipélago para formação e partilha de experiências no domínio da educação para o espaço.
Segundo nota de imprensa divulgada esta quinta-feira pela Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estêvão valorizou a iniciativa como um “local de debate e conhecimento” e destacou a importância da “massa crítica” no setor espacial:
“Não é só a nossa localização e ambição política, é importante ter esta massa crítica para dar resposta a estas necessidades e às empresas que aqui se instalam”, afirmou o governante.
Atualmente, estão já instaladas sete empresas do setor aerospacial na Região, sendo esperada a chegada de mais duas até ao final do ano. Para Estêvão, esta dinâmica contribui para a diversificação da economia regional:
“Há empregos que estão diretamente ligados ao setor e depois há todos os outros ligados a setores adjacentes”, referiu.
Embora reconheça a centralidade da ilha de Santa Maria no domínio espacial, o Secretário Regional salientou que o objetivo passa por envolver todas as ilhas nos projetos e iniciativas ligadas ao Espaço.
A Azores Space Teachers Network (ASTN) é uma rede regional de cooperação e partilha composta por 114 docentes de todos os ciclos de ensino, incluindo o ensino profissional. Criada em 2022, visa promover um fórum de debate e aplicação de projetos curriculares e extracurriculares com o Espaço como contexto de aprendizagem. A participação está aberta a toda a comunidade docente.
A aposta da Região no setor continuará nos próximos meses. Em setembro, a ilha de Santa Maria acolherá a iniciativa “Astronauta por um Dia”, promovida pela Agência Espacial Portuguesa, que proporcionará a 30 estudantes um voo de gravidade zero. Já em outubro, os Açores serão palco da quarta edição do Simpósio Europeu das Regiões NEREUS, dedicado às tecnologias espaciais.
© GRA | Foto: SRAPC | PE
