AÇORES SUPERAM MÉDIA NACIONAL EM OITO DISCIPLINAS NOS EXAMES NACIONAIS

Os alunos açorianos destacaram-se nos exames nacionais, superando a média nacional em oito disciplinas, segundo revelou esta quarta-feira, 16 de julho, a Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto. A governante Sofia Ribeiro enalteceu os resultados como reflexo de uma tendência de convergência com o desempenho académico do restante país.

A Secretária Regional da Educação, Cultura e Desporto, Sofia Ribeiro, manifestou esta quarta-feira a sua satisfação com os resultados dos exames nacionais, cujas classificações foram conhecidas na passada terça-feira, 15 de julho. Em nota de imprensa divulgada pela Secretaria Regional, a governante destacou que “em oito disciplinas, a média da Região é superior à média nacional”, considerando o feito “mais uma evidência da convergência que a Região Autónoma dos Açores está a fazer com os resultados do resto do país”.

As disciplinas em que os alunos açorianos obtiveram médias superiores às do continente foram: Matemática B, Literatura Portuguesa, Desenho A, História B, História e Cultura das Artes, Espanhol (continuação), Latim A e Português Língua Não Materna.

A evolução positiva nos resultados tem vindo a consolidar-se nos últimos anos. Em 2023, os Açores deixaram pela primeira vez a última posição no ranking nacional dos exames.

A nota de imprensa da Secretaria Regional detalha ainda que, no presente ano letivo, vários alunos alcançaram a nota máxima de 20 valores. Entre os destaques, estão as classificações obtidas a Matemática A na Escola Básica e Secundária (EBS) Tomás de Borba, a Física e Química na EBS da Madalena e na Escola Secundária da Lagoa, a Matemática B na EBS de São Roque do Pico e na EBS de Velas, o Desenho A na EBS das Lajes do Pico, e a Geometria Descritiva A na Escola Secundária Manuel de Arriaga.

Em 2024, os exames do 12.º ano foram realizados exclusivamente para efeitos de acesso ao ensino superior, no seguimento da transição para o novo modelo de avaliação. Já em 2025, todos os alunos foram abrangidos pelas novas regras, realizando obrigatoriamente três exames nacionais para conclusão do ensino secundário, sendo o de Português comum a todos e os restantes escolhidos de acordo com as opções curriculares.

Os resultados agora conhecidos reforçam, segundo Sofia Ribeiro, “o esforço das escolas, professores e alunos açorianos”, num momento em que a política educativa regional procura consolidar práticas de ensino eficazes e reforçar o sucesso escolar.

© GRA | PE