
O Serviço de Farmácia do Hospital do Santo Espírito da Ilha Terceira (HSEIT) foi oficialmente certificado, num processo concluído em apenas nove meses e sem qualquer não conformidade. A conquista foi hoje assinalada pela Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, que enalteceu o compromisso com a qualidade e a segurança dos cuidados prestados.
A Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, deslocou-se esta terça-feira, 15 de julho de 2025, ao Hospital do Santo Espírito da Ilha Terceira (HSEIT) para assinalar a certificação do Serviço de Farmácia daquela unidade hospitalar. A distinção, atribuída sem qualquer não conformidade, foi alcançada em tempo recorde — cerca de nove meses — graças ao trabalho “rigoroso e empenhado” da equipa liderada por Margarida Martins, com o apoio do Gabinete de Qualidade do hospital.
Segundo a nota de imprensa emitida pela Secretaria Regional, Mónica Seidi felicitou o Conselho de Administração e os profissionais do Serviço de Farmácia pelo feito, que considera um “passo essencial” no caminho para a futura acreditação do HSEIT. “Tal como afirmei em novembro de 2024, aquando da certificação do Serviço de Imunohemoterapia, a Região tem de continuar a percorrer este caminho, assente na qualidade dos serviços prestados e na avaliação de resultados, porque os utentes estão sempre no centro das nossas preocupações”, sublinhou a governante.
A responsável pela pasta da Saúde destacou ainda a importância da certificação como instrumento de melhoria da eficiência e da rastreabilidade dos processos clínicos e administrativos. “Queremos e devemos continuar a fomentar uma gestão responsável, como nos cabe fazer, reduzir os custos enquanto crescemos em termos de eficiência operacional. Não temos dúvidas que a uniformização de padrões de atuação também neste âmbito são uma mais-valia”, afirmou.
De acordo com a nota oficial, a certificação agora obtida contribui directamente para reforçar a segurança do paciente, ao permitir um controlo rigoroso sobre todos os procedimentos e componentes do serviço farmacêutico, facilitando também auditorias e processos de melhoria contínua.
Mónica Seidi concluiu a sua intervenção destacando que “a certificação coloca-nos ao mesmo nível de qualquer hospital nacional e mesmo europeu, e é esse o nosso rumo. Os serviços de um hospital são feitos pelas pessoas que neles trabalham, bem como pelos seus líderes”.
A certificação do Serviço de Farmácia soma-se, assim, a outros marcos recentes na consolidação da qualidade dos cuidados de saúde prestados na Região Autónoma dos Açores, mantendo a aposta na excelência como referência estratégica do sistema regional de saúde.
© GRA | Foto: SRSSS | PE
