GOVERNO DOS AÇORES INICIA PAGAMENTO DO COMPLEMENTO AÇORIANO AO ABONO DE FAMÍLIA

O pagamento do Complemento Açoriano ao Abono de Família para crianças e jovens (CAAF) começou esta segunda-feira, 14 de julho, nos Açores, abrangendo mais de 19 mil beneficiários e representando um investimento de 1,5 milhões de euros no primeiro semestre de 2025.

Segundo uma nota de imprensa divulgada pela Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social, os pagamentos começaram a ser processados esta segunda-feira, por transferência bancária, e deverão estar concluídos até ao final da semana para os casos em que o recebimento ocorre via CTT.

O Governo Regional dos Açores reforça, assim, o seu compromisso com o apoio às famílias açorianas, anunciando que, este ano, o valor do CAAF regista um aumento de 5% em relação ao ano anterior, aplicável a todos os escalões de beneficiários.

De acordo com o executivo regional, 19.070 crianças e jovens serão abrangidos por esta prestação social no primeiro semestre, o que se traduz num investimento público de 1,5 milhões de euros.

O Complemento Açoriano ao Abono de Família é um apoio financeiro adicional destinado a compensar os encargos com a educação e sustento de crianças e jovens, e é atribuído a todos os residentes nos Açores que já sejam titulares do Abono de Família. Embora os titulares sejam os menores, o montante pode ser recebido pelos pais, tutores ou instituições responsáveis.

O pagamento do CAAF é efetuado duas vezes por ano, com periodicidade semestral, sendo esta a primeira tranche referente ao ano de 2025.

A Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social sublinha que esta medida é mais um exemplo de que o Governo dos Açores está “ao lado de quem realmente necessita”, reforçando a sua política de apoio às famílias com menores rendimentos.

© GRA | PE