AÇORES ACOLHEM EDIÇÃO DE 2025 DO “ASTRONAUTA POR UM DIA”

O Governo Regional dos Açores associou-se oficialmente à edição de 2025 da iniciativa “Astronauta por um Dia”, promovida pela Agência Espacial Portuguesa, que terá lugar entre 18 e 21 de setembro, na ilha de Santa Maria. O Aeroporto de Santa Maria será o local de descolagem do voo em gravidade zero que permitirá a 30 jovens portugueses viverem a experiência única de flutuar como astronautas.

A informação foi avançada através de nota de imprensa divulgada quarta-feira, 9 de julho, pela Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, que sublinha o apoio do executivo açoriano à realização da fase final do programa na região.

A iniciativa — que desde a sua criação já levou 91 jovens a desafiar a gravidade — inclui um conjunto de atividades de grupo e sessões formativas centradas no conhecimento sobre o setor espacial nacional e no incentivo ao trabalho em equipa. Estas ações decorrerão em diversos pontos da ilha de Santa Maria, nomeadamente na sede da Agência Espacial Portuguesa, em Vila do Porto.

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, enalteceu a importância estratégica desta parceria, afirmando que “ao receber a iniciativa Astronauta por Um Dia, da Agência Espacial Portuguesa, os Açores renovam a sua ambição em afirmar-se cada vez mais como um importante ponto estratégico também ao nível da promoção do Espaço junto dos nossos jovens, eles que são o futuro dos ecossistemas espaciais regional, nacional e europeu”.

Também o Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estêvão, destacou o envolvimento direto do Governo açoriano na concretização da edição deste ano, recordando a sua participação na edição anterior, realizada em Beja, onde promoveu a candidatura da Região. “O Governo dos Açores manifestou à organização a disponibilidade da Região para acolher o evento. A este momento junta-se, ainda este ano também, a organização nos Açores da quarta edição do Simpósio Europeu das Regiões NEREUS”, referiu o governante, apontando para uma aposta concertada na afirmação dos Açores no domínio espacial.

Por sua vez, o Presidente da Agência Espacial Portuguesa, Ricardo Conde, destacou que “trazer o Astronauta por um Dia para Santa Maria é mais do que uma escolha logística — é um compromisso com a coesão territorial e com o envolvimento ativo das regiões autónomas na afirmação de Portugal como nação espacial”.

A edição de 2025 registou mais de 500 candidaturas de jovens de todo o país, contando pela primeira vez com uma maioria feminina entre os participantes. Os 30 finalistas — que incluem alunos dos Açores e da Madeira — foram selecionados através de um rigoroso processo de avaliação, que incluiu testes de perceção espacial e memória, provas físicas e entrevistas.

A iniciativa conta ainda com o apoio das Forças Armadas (através da Força Aérea Portuguesa), da Ciência Viva, da Faculdade de Ciências da Educação e Psicologia da Universidade do Porto e da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.

© GRA | Foto: Agência Espacial Portuguesa | PE