GOOGLE ESCOLHE AÇORES COMO PONTO ESTRATÉGICO DO NOVO CABO SUBMARINO TRANSATLÂNTICO SOL

A Google anunciou esta quarta-feira, 9 de julho, um novo e significativo investimento em infraestruturas digitais: o cabo submarino transatlântico de fibra ótica SOL, que ligará os Estados Unidos (Flórida) a Espanha (Santander) e fará amarração nos Açores, concretamente na ilha de São Miguel.

De acordo com a nota de imprensa divulgada pela Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores, o executivo açoriano acolhe o investimento “com grande entusiasmo” e considera a iniciativa da gigante tecnológica norte-americana uma “visão pioneira e estratégica”.

“O Governo dos Açores acolhe mais este importante investimento nos Açores com grande entusiasmo e felicita a Google pela sua visão, pioneira e estratégica, que confirma o seu total alinhamento com a nossa visão: de que os Açores são, cada vez mais, um importante e estratégico hub de conetividade digital da Europa e do Atlântico Norte”, afirmou o Vice-Presidente do Governo Regional, Artur Lima, citado na referida nota.

Este novo cabo SOL junta-se ao cabo NUVEM, também da Google, cuja amarração nos Açores foi anunciada em 2024. A concretização destes dois projetos reforça o posicionamento geoestratégico do arquipélago no panorama das telecomunicações globais.

“A amarração destes cabos no arquipélago irá potenciar um conjunto de novas oportunidades económicas e tecnológicas com enorme benefício para a nossa Região, assim como realçam a nossa importância geoestratégica”, acrescentou Artur Lima, que tutela as áreas das Comunicações, Transição Digital e captação de investimento externo.

Segundo a Google, o cabo SOL — anunciado oficialmente no seu blogue de infraestruturas de cloud — irá aumentar a conectividade, a resiliência e a capacidade da rede entre os continentes americano e europeu, com impacto positivo tanto para empresas como para consumidores em ambos os lados do Atlântico.

O investimento reforça o papel dos Açores como elo vital na infraestrutura digital global, numa altura em que a conetividade segura e de alta capacidade se torna cada vez mais crucial para o desenvolvimento económico e tecnológico.

© GRA | Imagem: Google | PE