
A presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Vânia Ferreira, anunciou que o projeto “Praia da Vitória: + segura + digital” permitirá melhorar a eficiência dos serviços municipais e reforçar a segurança da informação e a cibersegurança, através de soluções digitais centradas nas necessidades dos munícipes.
A informação foi avançada esta terça-feira, 8 de julho, durante a participação da autarca no painel “Municípios Digitais” da conferência “Digitalização do Poder Local by Cibertalks”, promovida pela Vice-presidência do Governo dos Açores, no Auditório do Ramo Grande, no âmbito do Sistema de Incentivos à Modernização Administrativa – SIMA + Local. A nota de imprensa que dá conta da intervenção foi divulgada pelo Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal da Praia da Vitória.
“Este projeto é mais uma etapa na nossa estratégia de posicionar a Praia da Vitória como um território inteligente, conectado e resiliente, que promove um desenvolvimento económico sustentável, com serviços digitais centrados nas pessoas”, afirmou Vânia Ferreira, citada na referida nota.
A candidatura da autarquia ao programa SIMA + Local, com um investimento estimado de cerca de 300 mil euros, tem como prioridade o reforço da segurança da informação e da cibersegurança nas redes e sistemas municipais. A autarca sublinhou que esta medida se integra numa estratégia mais vasta de modernização digital já em curso, iniciada no quadro do programa Açores 2020.
“No âmbito do Açores 2020, o Município implementou várias medidas e plataformas que, no conjunto, garantiram a desmaterialização e digitalização de procedimentos, com ganhos internos de eficiência e ganhos externos de celeridade nas respostas”, referiu, acrescentando que a plataforma de serviços online da autarquia tem sido “a peça central” deste processo.
A plataforma, recentemente atualizada com funcionalidades específicas para o tratamento de processos de obras e urbanismo, permite aos cidadãos tratar de procedimentos administrativos “no conforto das suas casas”, respeitando a legislação em vigor e reduzindo custos e tempo de espera. Internamente, a digitalização dos processos tem permitido também uma maior eficiência, com redução do uso de papel e melhor circulação da informação.
A este processo somam-se avanços tecnológicos como a instalação de uma rede de fibra ótica que interliga todos os edifícios municipais, a implementação da faturação eletrónica, a reformulação das redes informáticas e a introdução de mecanismos de cibersegurança.
Vânia Ferreira revelou ainda que a Câmara da Praia da Vitória vai integrar o projeto regional “Açores Digital: uma região inteligente e conectada pelos dados”, liderado pela Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores. Esta iniciativa prevê a instalação de plataformas de gestão urbana, de monitorização de fluxos turísticos, consumos de água e eletricidade, bem como da qualidade do ar, recursos hídricos e níveis de ruído.
“Trata-se de um projeto regional, abrangente e transversal, que, através da congregação de dados, permitir-nos-á conhecer melhor os impactos de cada ação e, dessa forma, tomar as melhores decisões”, concluiu.
A conferência foi inaugurada pelo Vice-presidente do Governo dos Açores, Artur Lima, e contou com a participação de Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, como palestrante principal. Entre os oradores estiveram ainda Octávio Tores, Nuno Melo Alves, Marco Espinheira e Rui Terra Melo, que abordaram temas como a cooperação com o poder local, os fundos europeus, a inteligência urbana e a cibersegurança nos Açores.
© GC-MPV | GC-MPV | PE
