Os Açores foram distinguidos como Melhor Região de Turismo Nacional na 20.ª edição dos Publituris Portugal Travel Awards, cuja cerimónia em Elvas. A distinção foi recebida por Rosa Costa, Diretora Regional do Turismo, em representação do Governo Regional dos Açores.
De acordo com uma nota de imprensa da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, divulgada esta terça-feira, 07, os Açores arrecadaram ainda o prémio de Melhor Empresa de Animação Turística, atribuído à Picos de Aventura. A Região Autónoma esteve nomeada em nove categorias.
Para a Secretária Regional da tutela, Berta Cabral, este galardão representa mais uma prova de que se está a trilhar o “caminho certo para consolidar o destino Açores”. A governante sublinha que esta distinção se junta aos “muitos prémios recebidos nos últimos anos, a nível nacional e internacional”, reforçando o posicionamento da Região como um destino turístico de excelência.
Entre os reconhecimentos recentes, Berta Cabral destacou a conquista, pelo segundo ano consecutivo, do título de Melhor Destino Turístico de Aventura do Mundo nos World Travel Awards e a atribuição do Nível de Ouro da certificação “Destino Sustentável” pela EarthCheck.
“Esta é a prova de que o Governo dos Açores está a trabalhar bem no desenvolvimento deste setor que é transversal a todos os outros e o motor da economia regional. O Destino Açores está consolidado”, afirmou a Secretária Regional.
Berta Cabral deu ainda nota do desempenho turístico da Região em 2024, ano que classifica como um verdadeiro “Ano de Ouro”. Pela primeira vez na história, os Açores ultrapassaram os 4,2 milhões de dormidas (+27,6% face a 2022), alcançaram mais de 187 milhões de euros de proveitos na hotelaria (+46,0%) e registaram 18 milhões de euros no Turismo em Espaço Rural, ultrapassando assim os 200 milhões de euros de receita turística.
Segundo a responsável governamental, “o turismo atravessa um processo de crescimento realmente sustentável”, sendo já um dos principais motores da economia açoriana, representando cerca de 20% do Valor Acrescentado Bruto, 17% do PIB e 17% do emprego regional.
“Estamos no rumo certo, com as políticas certas”, garantiu.
A edição de 2025 dos Publituris Portugal Travel Awards contou com 177 nomeados em 22 categorias, numa seleção feita pela equipa editorial do Publituris. Os vencedores foram eleitos por uma média ponderada entre os votos do júri (45%), dos assinantes do jornal (45%) e dos subscritores da newsletter diária (10%).
A cerimónia incluiu um dossiê especial dedicado aos Açores, resultado de uma visita de três dias da equipa do Publituris à ilha de São Miguel. O jornal destacou o crescimento do destino, a atratividade junto de mercados como os Estados Unidos da América e a aposta na autenticidade, paisagem natural e experiências em terra e no mar.
Para Berta Cabral, os Açores estão “a viver um momento turístico muito positivo”, impulsionado pela abertura de novas rotas aéreas internacionais. A prioridade, sublinha, passa por mitigar a sazonalidade e consolidar um turismo ativo durante todo o ano e em todas as ilhas.
© GRA | PE
