GOVERNO DOS AÇORES INVESTE 10 MILHÕES DE EUROS EM MAIS DE 200 SOLUÇÕES HABITACIONAIS EM PONTA DELGADA

O Governo Regional dos Açores está a concretizar um investimento de cerca de 10 milhões de euros no concelho de Ponta Delgada, destinado à construção, reabilitação e infraestruturação de mais de 200 habitações, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do Orçamento da Região. A informação foi avançada pela Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro, durante a cerimónia de lançamento da primeira pedra da empreitada de 12 novas habitações na Rua Calço da Má Cara, na freguesia de São Sebastião.

Segundo nota de imprensa divulgada pela Secretaria Regional na sexta-feira, 4 de julho de 2025, a governante referiu que a Região está a recuperar “de uma década de desinvestimento em novas respostas habitacionais”, uma “opção política irresponsável” de anteriores executivos regionais, que resultou num défice ainda hoje sentido no parque habitacional público, num contexto de elevada pressão da procura.

“Em Ponta Delgada, o maior concelho dos Açores, herdámos uma situação de abandono, de projetos paralisados e de desresponsabilização política. O que fizemos? Decidimos agir. E estamos a agir com sentido de responsabilidade, com coragem e com resultados concretos”, afirmou Maria João Carreiro, frisando a mudança de paradigma nas políticas de habitação.

As intervenções em curso abrangem várias freguesias do concelho, incluindo São Roque, Santa Clara, Arrifes, Covoada, Feteiras, Ginetes, Capelas, São Vicente Ferreira e Fenais da Luz. A Secretária Regional destacou que esta política habitacional “não se compadece com hesitações ou com discursos fáceis”, sendo uma política “que avança, que transforma e que coloca as pessoas e as famílias em primeiro lugar”.

Durante a cerimónia, Maria João Carreiro enalteceu ainda a colaboração com a Câmara Municipal de Ponta Delgada, destacando o “empenho, a resiliência e o bom trabalho” do presidente da autarquia, Pedro Nascimento Cabral, que, segundo a governante, tem sido “um parceiro diligente, disponível e comprometido” na resposta ao desafio habitacional.

“Esta parceria entre Governo e autarquia é um exemplo de como se devem conduzir as políticas públicas: com responsabilidade, com eficácia e com um único objetivo, o de servir as pessoas”, concluiu.

A construção das 12 novas habitações na freguesia de São Sebastião insere-se nesta estratégia conjunta e integra-se no conjunto mais vasto de respostas habitacionais previstas para o concelho de Ponta Delgada, com o objetivo de mitigar o défice habitacional e garantir o acesso a uma habitação condigna às famílias açorianas.

© GRA | Foto: SRJHE | PE