ABERTAS CANDIDATURAS AO PROGRAMA “REDES” DE DINAMIZAÇÃO DO VOLUNTARIADO JOVEM

Já se encontram abertas as candidaturas ao programa “REDES – Rede Regional de Voluntariado Jovem”, uma nova iniciativa do Governo dos Açores, criada pela Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, através da Direção Regional da Juventude. A informação foi avançada sexta-feira, 4 de julho, em nota de imprensa da tutela.

De acordo com o comunicado oficial, o programa visa “afirmar a importância do voluntariado para o desenvolvimento pessoal, social e comunitário”, sendo dirigido a jovens entre os 15 e os 28 anos, independentemente do seu nível de escolaridade ou situação profissional. As candidaturas decorrem em regime de período aberto e podem ser submetidas através do Portal da Juventude dos Açores (juventude.azores.gov.pt).

O REDES contempla duas modalidades distintas de participação: projetos de curta duração, com a duração de um a cinco dias, e projetos regulares, com um período de três a nove meses. Os primeiros destinam-se a ações pontuais de carácter social ou comunitário — como requalificação de moradias ou recolha de animais vadios —, enquanto os segundos implicam um compromisso mais prolongado com instituições de atividade permanente, como lares de idosos ou associações de apoio à deficiência.

Os jovens envolvidos recebem bolsas de incentivo, que variam consoante a duração e natureza dos projetos. Para as ações de curta duração, a bolsa poderá ir de 21 a 75 euros. Já nos projetos regulares, a bolsa mensal poderá atingir 180 euros, podendo o valor total chegar a 1.620 euros no caso de um compromisso de nove meses.

A Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro, apelou também à mobilização das entidades regionais, nomeadamente IPSS, associações sem fins lucrativos e outras organizações, para apresentarem projetos que possam acolher e envolver jovens voluntários.

“Se é certo que os programas de juventude não vivem sem os jovens, também não é errado dizer-se que as entidades, associações e organizações são essenciais na dinamização destes mesmos programas para os nossos jovens”, afirmou a governante, aquando da apresentação oficial do programa REDES, realizada no passado mês de junho, nas Lajes do Pico.

Maria João Carreiro sublinhou ainda que o Governo dos Açores pretende, com esta medida, promover o voluntariado como uma ferramenta educativa e formativa, destacando o seu contributo para a aquisição de competências essenciais à formação integral dos jovens açorianos.

O REDES surge, assim, como mais uma aposta do executivo regional na valorização da juventude e na promoção de uma cultura de cidadania ativa e solidária no arquipélago.

© GRA | Imagem: SRJHE | PE