
A Câmara Municipal da Madalena realizou quarta-feira, dia 02 de julho, nos Paços do Concelho, a segunda reunião da Comissão de Acompanhamento da Revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), onde foram formalmente aprovados os principais documentos técnicos que fundamentam o novo instrumento de ordenamento do território.
De acordo com uma nota divulgada pela autarquia nas redes sociais, hoje consultada pelo Praia Expresso, os estudos de caracterização, diagnóstico, relatório de fatores críticos de decisão e a proposta de reserva ecológica bruta não mereceram qualquer parecer negativo por parte dos técnicos presentes, permitindo assim o avanço do processo de revisão do PDM.
O novo plano, que envolve 15 entidades legalmente integradas na Comissão de Acompanhamento, aposta fortemente na criação de condições para atrair investimento empresarial e no alargamento das áreas destinadas à construção de habitação própria.
Para Catarina Manito, Presidente da Câmara Municipal da Madalena, esta revisão “é uma oportunidade para alinhar o ordenamento do território com as necessidades identificadas, assegurando coerência entre a política do solo e os objetivos definidos pela Autarquia, em particular no que respeita à habitação e investimento empresarial”.
A autarca destaca ainda que, com o novo PDM, todas as freguesias do concelho terão um “aumento significativo das áreas para construção de moradia própria”, sublinhando que “a Madalena foi o Município dos Açores que registou o maior crescimento demográfico na última década”.
Entre as medidas mais relevantes previstas está a criação da nova Zona Industrial da Madalena (ZIM), com uma área total de 66.880 metros quadrados, localizada nas Bandeiras. A infraestrutura será implantada numa área florestal densa, garantindo, segundo a autarquia, que não haja impacto visual, paisagístico ou ambiental. A sua localização é estratégica, próxima do aeroporto, do entreposto frigorífico e do porto comercial.
Segundo Catarina Manito, “a Madalena cresceu, de forma notória, nos últimos anos. Tornámo-nos um Concelho muito atrativo para os investidores. Queremos tirar partido desta dinamização do tecido empresarial e maximizá-la. Queremos atrair cada vez mais investidores, criando emprego para as nossas famílias e riqueza em todo o nosso território e o novo PDM dará, sem dúvida, um importante contributo na concretização deste objetivo”.
A revisão do PDM da Madalena insere-se num esforço mais alargado de adaptação do concelho às dinâmicas atuais de crescimento populacional e económico, promovendo um desenvolvimento sustentável e coeso do território.
© CMM | Foto: CMM | PE
