AUTÁRQUICAS 2025 MARCADAS PARA 12 DE OUTUBRO

O Governo decidiu esta quinta-feira, 3 de julho, marcar as eleições autárquicas de 2025 para o dia 12 de outubro, uma data que reflete o consenso da maioria dos partidos com assento parlamentar, apesar de coincidir com o prazo limite para a entrega da proposta do Orçamento do Estado para 2026.

A decisão foi anunciada pelo ministro da Presidência, António Leitão Amaro, durante a conferência de imprensa que se seguiu à reunião do Conselho de Ministros. Segundo o governante, a escolha teve em conta as posições expressas pelos partidos políticos, cujo contributo foi solicitado pelo Executivo no passado dia 26 de junho.

“O Governo optou por uma data que reflete a vontade maioritária das forças representadas no Parlamento”, sublinhou Leitão Amaro, acrescentando que o Presidente da República foi devidamente informado sobre a deliberação.

A nova data implica que partidos e movimentos independentes interessados em participar nas eleições autárquicas terão de formalizar as suas candidaturas até ao último dia de agosto.

Entre os partidos que se pronunciaram a favor do 12 de outubro estão o PSD, Chega, PCP e Livre. O Bloco de Esquerda preferia que o sufrágio decorresse no feriado de 5 de outubro, enquanto o Partido Socialista manifestou preferência pelo dia 28 de setembro.

De acordo com a legislação em vigor, as autárquicas devem realizar-se num domingo entre 22 de setembro e 14 de outubro. As datas possíveis para este ano eram, por isso, 28 de setembro, 5 ou 12 de outubro, sendo esta última a escolhida pelo Executivo.

© PE